Para estimular o cuidado à saúde e a prevenção às drogas, o Governo do Estado promoveu atividades físicas e serviços de saúde ao ar livre nesta sexta-feira (18). A ação, executada pelo Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD Estadual) em parceria com a Delegacia de Costumes, ocorreu no Parque do Bom Menino como parte da programação da Semana Nacional de Combate às Drogas.
Durante a ação, foram oferecidas aos assistidos pelo CAPS AD Estadual e, também, aos frequentadores do Parque do Bom Menino consultas médicas com clínico geral, além de serviços como aferição de glicemia e pressão arterial. A estratégia do serviço que integra a rede de saúde mental da Secretaria de Estado da Saúde (SES) foi executada para oferecer, também, oportunidade de atualização da carteira vacinal, com a disponibilização de vacinas contra doenças como gripe, tétano, hepatite e febre amarela.
“Foi a chance que tivemos para mostrar à população que pessoas em processo de recuperação pelo uso de substâncias químicas também podem acessar os espaços públicos e ter direito ao lazer. Além disso, vimos uma oportunidade para romper com estigmas, e, ao mesmo tempo, incentivar a busca por melhoria do estilo de vida como forma de prevenção ao adoecimento físico e mental”, disse o coordenador do CAPS AD Estadual, Marcelo Costa.
A equipe do CAPS AD Estadual ofereceu ainda testes rápidos para diagnóstico da Covid-19 e outras doenças como HIV, Sífilis e Hepatites B e C. Em paralelo, a mobilização também fortaleceu a importância da prática esportiva como ferramenta para uma melhor qualidade de vida, com sessão de Tai Chi Chuan, técnicas de alongamento e partidas de futsal entre os pacientes do serviço de saúde mental da SES.
O titular da Delegacia de Costumes, Joviano Furtado, destacou que esse tipo de atividade é realizada continuamente. “Buscamos dar atendimento e acompanhamento às pessoas submetidas a tratamento através do esporte. Ao mesmo tempo, contribuímos com a sociedade levando serviços de saúde em geral, com vacinas, testes rápidos e atendimento com profissionais. É uma ação realizada de forma contínua através do Ação Resgate”, destacou.
O intuito da ação foi divulgar os serviços de saúde disponíveis na rede estadual e intensificar o combate às drogas.
O CAPS AD Estadual fica localizado no bairro do Monte Castelo, em São Luís, e funciona em caráter substitutivo ao modelo hospitalar, de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, recebendo pacientes por demanda espontânea, encaminhados por Unidades Básicas de Saúde (UBS) ou hospitais em geral.


Nenhum comentário:
Postar um comentário