O sexto mês do ano é dedicado a incentivar e conscientizar sobre a doação de sangue. A Campanha Junho Vermelho, que acontece em todo país, será executada no Maranhão pelo Centro de Hematologia e Hemoterapia do Maranhão (Hemomar). Com o slogan “Doação é como seu coração, não pode parar”, a campanha, realizada em São Luís e em cidades do interior do estado, prevê coletas externas, ações de incentivo à doação, entre outros. O Dia D acontece na próxima segunda-feira (14), quando é celebrado o Dia Mundial da Doação de Sangue.
“É um mês de conscientização dos doadores e da população em geral sobre a importância deste gesto de doar. Especificamente no dia 14, teremos uma programação especial para recepcionar os doadores”, comentou Clícia Galvão, diretora geral do Hemomar.
A campanha Junho Vermelho é uma iniciativa do movimento Eu Dou Sangue, criado em 2015. O mês de junho foi escolhido por dois motivos. Um deles é por conta do Dia Mundial do Doador de Sangue. O mês também foi escolhido para a campanha por ser o período em que os hemocentros registram baixa nas doações.
“Sangue é algo insubstituível, não é um medicamento que podemos comprar, por exemplo; é algo que só podemos obter a partir da doação. Então, sem a doação, os hemocentros não conseguem abastecer os estoques e, consequentemente, atender a demanda da população”, ressaltou a diretora do Hemomar.
Programação
Nesta semana, coletas externas estão previstas para acontecerem na quarta e quinta-feira, das 7h às 19h, na Igreja Adventista do Sétimo Dia, em Chapadinha. No sábado (12), a coleta acontece na Igreja Adventista do Sétimo Dia, em São José de Ribamar.

Nenhum comentário:
Postar um comentário