quarta-feira, 16 de junho de 2021

Vacinação contra a covid-19 em São Luís é destaque nacional; "Capital brasileira da vacina", destaca Braide


O processo de imunização em São Luís ganhou velocidade nas últimas semanas e por isso tem sido destaque na imprensa nacional. Os números mostram que em muitas capitais a vacinação está atrasada e ainda nem contempla pessoa com 40 anos de idade. 

Já na capital maranhense a realidade é completamente diferente. São Luís já começou a vacinar pessoas bem jovens, nesta semana chega a faixa etária dos 23 anos de idade, com possibilidade de avançar. A prefeitura também já abriu cadastro para jovens de 18 anos. Desta forma, ao que tudo indica, ainda este mês, a capital maranhense deve vacinar todas as pessoas acima de 18 anos com a primeira dose.

São Luís vem quebrando os recordes de vacinas aplicadas por dia, nos nove pontos de vacinação que funcionam em regiões estratégicas da cidade - alguns deles, recebem o público até as oito da noite. Esforço do prefeito Eduardo Braide, que comemorou a marca de mais de 21 mil pessoas vacinadas em um único dia. São recordes atrás de recordes. Há dias estão mais de 10 mil vacinados por dia, uma marca excelente se compararmos a média das capitais brasileiras. 

O total de vacinados em São Luís já ultrapassa a marca das 600 mil pessoas e se aproxima da meta de vacinação de 100% do público alvo, definido pelo Ministério da Saúde. No instagram, o prefeito Eduardo Braide comemorou



"São Luís é orgulho para o Brasil!

Só hoje foram ➕ de 2️⃣1️⃣.0️⃣0️⃣0️⃣ pessoas vacinadas. Somos a capital que lidera a vacinação contra a Covid em todo o país!

Agora diz aí: dá ou não dá orgulho de ser ludovicense? 🙌🏽🙏🏽🤩

#BraideTrabalha #PrefeitoPresente

#VacinaçãoemMassa #SãoLuísContraCovid"

relatou Eduardo Braide que vem sendo bastante elogiado nas redes sociais.


Doses extras 

A vacinação contra a covid-19 ganhou mais velocidade depois que o Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, destinou 300 mil doses extras para a Grande Ilha, a pedido do prefeito Eduardo Braide. A solicitação foi feita durante visita do ministro a capital maranhense, no dia 25 de maio. De lá pra cá, a prefeitura tem montado estratégias para ampliar a vacinação. Além destas doses extras, o municípios também recebeu outras remessas das vacinas Coronavc, AstraZeneca e Pfizer. 

As doses extras deram um certo fôlego, porque antes delas era comum a vacinação ficar mais lenta até a chegada de novas doses ou até ser suspensa por falta de imunizantes. Ao que tudo indica, São Luís deve a primeira capital do Brasil a concluir a meta de vacinação dos públicos alvos e bem antes do que estava previsto!






Além da vacinação, a prefeitura também faz a testagem em massa. Na mesma época em que recebeu as doses extras, o município também recebeu milhares de testes do Ministério da Saúde. Até esta segunda-feira (14), a Prefeitura de São Luís aplicou 8.736 testagens. O procedimento é realizado em pelo menos 15 locais de atendimento e que funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Nos terminais da Praia Grande e do Distrito Industrial, o atendimento ocorre das 9h às 16h. 

Do total de testagens, 7.278 testaram negativo e 1.458 pessoas tiveram diagnóstico positivo para a doença. Para o secretário de Saúde de São Luís, Joel Nunes, a promoção das testagens é de fundamental importância para a vigilância epidemiológica da doença. “Desta forma, é possível montar estratégias ainda mais claras para o controle da Covid”, disse. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário