Com a realização do Programa Saúde na Praça, o Governo do Estado levou, nesta sexta-feira (3), atendimentos oftalmológicos a mais de 600 pessoas em Açailândia, distante 562 km da capital São Luís. Executado em parceria com a Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (EMSERH), o programa tem o objetivo de facilitar o acesso da população aos serviços de saúde.
O atendimento ocorreu na Policlínica, unidade que compõe a rede estadual de saúde. O vice-governador Carlos Brandão e o secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, acompanharam os atendimentos, junto com uma comitiva de autoridades locais e deputados.
“Era muito aguardado esse mutirão oftalmológico aqui em Açailândia. Nós começamos com 200, depois 400, chegamos a 600 pessoas atendidas aqui para fazer cirurgias. Muitos estavam esperando há tempos por essa cirurgia. Vamos continuar cuidando das pessoas. Viva Açailândia, viva o SUS, viva o Maranhão!”, completou o secretário Carlos Lula.
Durante a ação, os pacientes passaram por exames como risco cirúrgico; exames laboratoriais; mapeamento de retina; tonometria; dilatação de pupila e identificação de pacientes para cirurgia de catarata e para cirurgia de pterígio. Os pacientes que passaram pela triagem cirúrgica serão operados nos dias 10 e 11 de dezembro.
“Mais uma edição de sucesso do Saúde na Praça. Antes das 10h da manhã, já tínhamos atendido mais de 300 pessoas. É um programa já consolidado, em regime de mutirão, que tem ajudado muito a agilizar os atendimentos em saúde que ficaram represados na pior fase da pandemia”, pontuou o presidente da EMSERH, Marcos Grande.
Aprovação
A aposentada Noemi Teixeira de Jesus, de 70 anos, foi à Policlínica de Açailândia e quando viu a movimentação do Saúde na Praça aproveitou e ficou. Ela precisa de cirurgia de catarata e pterígio. “Eu sinto dores e letras miúdas já não enxergo. Quando cheguei de manhã e vi o mutirão fiquei surpresa. Foi um milagre de Deus, porque ninguém tem dinheiro para operar particular”, disse a aposentada.
Antônio Santana, de 72 anos, de Santa Luzia, chegou em busca de atendimento para uma cirurgia de catarata. “Achei excelente essa ideia. Estou pedindo a Deus que dê tudo certo. Já não estou mais enxergando direito e preciso o tempo todo andar com acompanhante”, contou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário