quarta-feira, 5 de janeiro de 2022

Corpo de Bombeiros segue atuando no auxílio as famílias atingidas pelas chuvas, cinco municípios maranhenses já decretaram situação de emergência

As cinco cidades que já decretaram situação de emergência são: Mirador, Barra do Corda, Jatobá, Paraibano e Grajaú


O Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão informa que acompanha a elevação do nível dos principais rios do estado. O monitoramento é feito pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil em conjunto com as Coordenadorias dos municípios e Unidades Operacionais. 

Em Imperatriz, o nível do Rio Tocantins ultrapassou a marca dos 9 metros na régua do Cais do Porto, localizada no bairro Beira Rio. No município já foram contabilizadas 86 famílias desabrigadas e 29 famílias desalojadas. Após o acumulado de 120 mm de chuvas nas últimas 24 horas, o 3° Batalhão de Bombeiros Militar trabalha intensamente na operação de remoção das pessoas afetadas para os abrigos e locais seguros.

Nas cidades de Trizidela do Vale e Pedreiras, o Rio Mearim apresenta uma tendência de elevação do seu volume, hoje a marca chegou a 4,82 metros, inferior a cota de alerta. Porém, militares da 13ª CIA permanecem em prontidão. Um plano de ação de resposta aos afetados será aplicado juntamente com as Prefeituras, caso haja necessidade. 

O Rio Itapecuru ultrapassou a marca de oito metros. Com a elevação, a Defesa Civil emitiu alerta aos municípios: Itapecuru-Mirim, Coroatá, Pirapemas, Cantanhede, Santa Rita e Rosário para aplicarem seus planos de contingência nas áreas de riscos mapeadas pelas coordenadorias municipais.

No município de Mirador, a cheia do Rio Itapecuru provocou alagamento em vários pontos da cidade. Uma operação de auxílio à população já está sendo realizada pelo Corpo de Bombeiros em conjunto com a Secretaria de Estado das Cidades (SECID).

De acordo com o Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2ID), três municípios já decretaram situação de emergência: Barra do Corda, Jatobá e Grajaú. Diante da perspectiva do aumento das chuvas e do registro de eventos adversos, outros municípios deverão registrar o pedido de auxílio. Para tanto, o Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil estabeleceu uma sala de situação especialmente para realizar o monitoramento das regiões e mobilizar recursos humanos e materiais para atendimento da população afetada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário