quinta-feira, 3 de fevereiro de 2022

Maior rede de restaurantes públicos do Brasil, Maranhão inaugura 70ª unidade


O Governo do Maranhão inaugurou nesta quarta-feira (2), no bairro Bequimão, em São Luís, seu 70º restaurante popular. Esta unidade funciona como cozinha comunitária, com serviço de 400 almoços diários de forma gratuita mediante cadastro, além de ofertar cursos de bolos e salgados.

E em tempos de pandemia, com agravamento da crise econômica brasileira, o esforço do governo estadual para ampliar sua rede de restaurantes impressiona. Por exemplo, durante todo o ano de 2019 foram servidos 4,7 milhões refeições, entre almoço e jantar. Para efeito de comparação, em 2021 este número subiu para 9,7 mi pratos.

“Contamos com a maior rede de restaurantes populares do Brasil. Uma política de segurança alimentar fundamental para a nossa população mais vulnerável enfrentar este período de pandemia. E vamos seguir inaugurando mais em todo o Estado”, garantiu o governador Flávio Dino durante o evento.

Política pública de combate à fome, 68 restaurantes subsidiados pelo estado alcançam o valor simbólico de um real. Além da unidade Bequimão, a Cozinha Comunitária Quilombola de Marudá, em Alcântara, também funciona no esquema de cadastro e refeição gratuita, bem como com oferta de cursos.

Vale destacar que num recorte que abarca trinta municípios com o menor Índice de Desenvolvimento Humano Municipal do estado (IDHM), 29 já receberam um restaurante popular.

Flávio Dino destacou ainda que o valor acessível das refeições proporciona que o dinheiro gire na economia local, uma vez que o que o usuário economiza ao comer pagando tão pouco acaba gastando em outros serviços da cidade.

“Os restaurantes não são apenas para as pessoas que não possuem dinheiro. Você pode ter dinheiro para preparar as refeições em casa ou comer em outro lugar, mas pode economizar no restaurante popular e comprar um calçado para o filho. Assim, nossos restaurantes também são uma forma de dividir o dinheiro”, completou o governador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário