terça-feira, 22 de março de 2022

Governo assina convênio com Apaes para ampliação dos serviços às pessoas com Síndrome de Down


Na data em que se comemora o Dia Internacional da Síndrome de Down, 21 de março, o governo do Estado assinou convênio com as Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) do Maranhão, para garantir ampliação de direitos.  

Convênios relacionados à saúde para custeio de despesas com equipe multidisciplinar. Também à educação, com o credenciamento e a orientação sobre a possibilidade de convênio para recebimento do recurso do Fundeb. Além de ações de emissão de documentos, por meio do Viva/Procon, dentro das Apaes, que também receberam orientação e assinatura de convênio com o programa Maranhão Solidário. 

Para a presidente da Apae de Porto Franco, Deusilene Costa, o momento foi ímpar. “Todas as Apaes estavam aqui reunidas em prol do mesmo objetivo, em prol da nossa força, em prol de garantir os direitos da pessoa com deficiência intelectual e múltipla no nosso estado. E contar com o apoio unânime do nosso vice-governador Carlos Brandão é de suma importância”, destacou. 

O vice-governador Carlos Brandão explicou mais sobre essa parceria do Governo com as Apaes. “Assinamos convênio na área de saúde e na área de educação, onde assumimos o compromisso de fortalecer a parceria com as Apaes. Assim, vamos fortalecer a inclusão, fortalecer essas pessoas que estão lutando pelas Apaes com muita dificuldade financeira, para que possam ampliar esse importante trabalho em nosso estado”, disse. Brandão ressaltou também que o Governo vai ampliar o Serviço Travessia.  Participaram do encontro diversos diretores de Apaes do Maranhão: o secretário Estadual de Relações Institucionais, Enos Ferreira; o secretário adjunto de Educação Profissional e Integral, André Bello; o secretário adjunto da Assistência à Saúde da SES, Carlos Vinícius; a coordenadora estadual do serviço travessia, Isabelle Passinho; entre outros.

Maranhão Solidário

O programa é resultado de parceria entre as secretarias de Estado de Articulação Política (Secap), Relações Institucionais (SRI) e Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop). O objetivo é beneficiar entidades sem fins lucrativos, sociedades cooperativas ou instituições religiosas que se dediquem a trabalhos sociais e que atuem em qualquer um dos 217 municípios maranhenses.

Nenhum comentário:

Postar um comentário