A primeira etapa do Hospital da Ilha, obra de extrema importância para o estado e aguardada por toda a população, foi entregue na sexta-feira (1º) pelo então governador Flávio Dino. O gesto foi sua última ação no comando do Palácio dos Leões. Seguindo a legislação, ele apresentou renúncia ao cargo para poder disputar as eleições de outubro.
A unidade, explicou o gestor, receberá seus primeiros pacientes na próxima segunda. Segundo ele, serão seis salas de centro cirúrgico, leitos de recuperação pós-anestésica, laboratórios, setores de hemodiálise e de tomografia. Para se ter uma ideia do tamanho da construção, são oito elevadores, um auditório, amplo estacionamento e um heliponto.
“A inauguração do Hospital da Ilha consagra um itinerário que nós percorremos de garantir saúde próxima dos cidadãos. Ele integram um conjunto de obras dos hospitais macrorregionais, dos hospitais regionais. Nós estamos entregando hoje a nossa obra na saúde de número 101, abrangendo novos hospitais, hospitais que foram criados, policlínicas, a exemplo da policlínica que hoje inauguramos no bairro Coradinho, em São Luís. Também quero enaltecer o trabalho da nossa equipe e destacar o papel dos profissionais de saúde”, declarou Flávio Dino durante o evento.
"Revolução. Nenhuma outra palavra define tão bem o novo Hospital da Ilha. Ao lado do governador Flávio Dino, entregamos a primeira etapa da obra. Um salto definitivo para ampliar o serviço de urgência e emergência na capital. Este é outro sonho do povo maranhense que se torna realidade pelas mãos da saúde pública. Que cada centímetro deste hospital esteja sob as bênçãos Deus e a serviço do povo do Maranhão!", ressaltou o Secretário Estadual de Saúde, Carlos Lula.
"O Maranhão venceu! No Último dia do Governo Flávio Dino, ao lado do secretário de saúde, Carlos Lula, e outros amigos, fizemos com muita alegria a entrega de dois grandes equipamentos de saúde para o povo maranhense. Com a inauguração da primeira etapa do Hospital da Ilha, concluímos uma jornada de muito trabalho pela saúde da população Maranhense, levando esperança para próximo de quem mais precisa. A partir de segunda-feira, a unidade que já conta com 87 leitos, passa a receber seus primeiros pacientes. Com os centros cirúrgicos totalmente equipados e modernos. Além do Hospital da Ilha, também levamos para a população do Coroadinho, a 16ª unidade Policlínica do Maranhão. A unidade contará com mais de 10 especialidades e especialistas em diversas áreas. O compromisso do Governo do Maranhão sempre foi com as pessoas. Me orgulho de construir essa história ao lado de uma equipe que teve sempre em sua missão o compromisso de cuidar da população desse estado, de cuidar do Maranhão", reforçou Marcos Grande, Presidente da EMSERH.
Nesta primeira etapa, segundo Flávio Dino, entre Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e de enfermaria, serão 87 leitos. O foco é atender especialidades como emergência, cirurgia geral, tratamento do aparelho digestivo, urologia, neurocirurgia, ortopedia, cardiologia, vascular, bucomaxilofacial (especialidade cirúrgica que realiza o diagnóstico e tratamento de problemas e patologias da boca, como fraturas dos ossos da face, cistos e tumores benignos), cirurgias na cabeça e pescoço, além de pediátrica. Com possibilidade de expansão, o Hospital da Ilha pode chegar a 260 leitos. O prédio fica na Avenida São Luís Rei de França, s/n, no bairro Turu.
Nenhum comentário:
Postar um comentário