quinta-feira, 5 de maio de 2022

Divineia e bairros adjacentes ganham Promotoria Distrital

Foto Reprodução


Na tarde desta terça-feira, 3, o Ministério Público do Maranhão entregou à comunidade da Divineia e adjacências a primeira Promotoria de Justiça Distrital com sede definitiva, dentre as sete que foram criadas pela atual gestão. A nova unidade ministerial funcionará em prédio anexo à Escola Professor Luiz Pinho Rodrigues, mantido pelo Instituto Beneficente Áurea Faria.

A cerimônia foi presidida pelo procurador-geral de justiça, Eduardo Nicolau, e contou com a participação de membros do MPMA, representantes de instituições, como o Judiciário, Governo do Estado, Prefeitura de São Luís, e de entidades comunitárias do bairro (clubes de mães, associações de moradores, Conselho Tutelar, igrejas, escolas, instituições de saúde e de assistência social).

As outras seis promotorias distritais, também instaladas na terça-feira, funcionarão de forma provisória no Centro Cultural e Administrativo do Ministério Público do Maranhão, na Rua Oswaldo Cruz, no Centro de São Luís. Atenderão os polos Centro, Itaqui-Bacanga, Coroadinho, Cidade Operária, Cohatrac e zona rural.

O presidente do Instituto Beneficente Áurea Faria, Manuel Faria, e a vice-prefeita de São Luís, Esmênia Miranda, igualmente se manifestaram para enaltecer a criação das Promotorias Distritais e colocando-se à disposição para colaborar na efetivação das ações dentro da comunidade atendida.

Ao encerrar a solenidade, o procurador-geral de justiça declarou que a inauguração das Promotorias Distritais é a concretização de um sonho, consistente na reaproximação dos membros do Ministério Público com a sociedade. “Nós temos que sair dos gabinetes e nos aproximar do povo, com o qual devemos sempre estar ao lado. Enquanto estivermos ao lado do povo, ele estará nos apoiando”, pontuou.

Dirigindo-se ao titular da Promotoria Distrital da Divineia, Eduardo Nicolau o incentivou a atuar em conjunto com a comunidade. “O senhor tem que ser a nossa voz e saber escutar com atenção as demandas dos cidadãos desta localidade. O Ministério Público só pode existir se tiver um pacto com a sociedade, e desse pacto nós não podemos nos afastar”, enfatizou.

Participaram da abertura da cerimônia também o diretor da Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag) do MPMA, Carlos Henrique Vieira, e o procurador-geral do Estado, Rodrigo Maia Rocha, que representou o governador Carlos Brandão.


TERMO DE COOPERAÇÃO

Durante a solenidade, foi assinado um termo de cooperação técnica entre a Procuradoria Geral de Justiça e o Instituto Beneficente Áurea Faria, que formaliza os esforços para instalação, manutenção e funcionamento da 2ª Promotoria de Justiça Distrital – Polo Divineia.

Assinaram o documento o procurador-geral de justiça, Eduardo Nicolau, e o presidente do Instituto, Manuel Faria. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário