Ao todo foram mapeados 14.317 setores no Maranhão, são áreas de trabalho dos recenseadores, o planejamento é feito para ajudar nas visitas. Do total, 4% dos domicílios ainda não foram recenceados, 26% dos locais ainda estão sendo visitados, alguns já bem mais avançados do que outros. E na grande maioria, em 70% dos setores, já foi concluído os trabalhos. Ao todo mais de 1 milhão, 683 mil, 154 domicílios já foram recenseados no estado.
A população recenseada no Maranhão já ultrapassa os 5 milhões e meio de pessoas (5.507.430). Com o universo feminino maior em comparação ao masculino (2.806.442 / 2.700.997).
O Maranhão está em 9º lugar em termos absolutos de população já recenseada. O Nordeste também vai bem em relação a população estimada para serem entrevistadas, a uma estimativa de 77% da população já recenseada, é o 5° melhor desempenho do país, aliás todos os nove estados do Nordeste estão entre os 10 primeiros colocados no Brasil, a exceção é o Amazonas da Região Norte.
Algo que interfere no trabalho dos recenceadores é a recusa, a média no Maranhão está em 1,34%, menor do que a média nacional que está em 2,33%, mas é um ponto a ser ressaltado, pois atrapalha no trabalho fundamental desenvolvido pelo IBGE. Em São Paulo, por exemplo, a recusa passa dos 4% (4,03%).
Os dados são de 1º de agosto a 31 de outubro, quando era para ter sido encerrado o recenseamento, mas foi prorrogado até dezembro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário