Na manhã deste sábado (5), a Polícia Civil, por meio da Delegacia de Repressão aos Crimes Informáticos e Defraudações (DRCID/DEIC) do Rio Grande do Sul, DCCT-SEIC/MA e Regional de Imperatriz, cumpriu dois mandados de prisão preventiva e dois mandados de busca e apreensão, nas cidades de Imperatriz e Bagé (RS).
As prisões são resultado de investigação policial que apurou delitos de extorsão, invasão de dispositivo informático, interrupção ou perturbação de serviço informático e telemático e associação criminosa.
A investigação começou após a notícia que um provedor de internet na cidade de Uruguaiana (RS) foi atacado com o objetivo tornar o serviço indisponível. De acordo com a polícia, após o primeiro ataque, o criminoso exige valores para que cessem as investidas, fazendo com que os provedores de conexão acabem aceitando as exigências do atacante e depositem quantias nas contas fornecidas pelo criminoso.
Na primeira fase da operação, em setembro de 2022, um suspeito foi preso na cidade de Rio Grande (RS) e, naquela data, foram apreendidos diversos elementos de prova que culminaram com a decretação da prisão preventiva dos outros dois suspeitos presos neste sábado.
Na ação, foram apreendidos diversos telefones celulares e equipamentos de informática que irão colaborar na busca da prova criminal. Os presos, após os trâmites de costume e serão encaminhados ao sistema penitenciário do Maranhão e do Rio Grande do Sul, onde ficarão à disposição da Justiça.
Nenhum comentário:
Postar um comentário