No mês das férias, o primeiro domingo de julho foi movimentado na Feirinha São Luís, onde foram iniciadas as atividades do programa Férias Culturais. A Feirinha São Luís e o Férias Culturais são programas que têm o objetivo de promover a revitalização do Centro Histórico de São Luís e somam-se a outros investimentos da gestão municipal como a reforma de espaços como o Complexo Deodoro e a Praça Pedro II, em parceria com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), a criação do Museu da Gastronomia, entre outras ações de revitalização e reocupação do Centro Histórico da Capital que têm refletido de forma positiva em uma maior movimentação da área e no comércio da região com a abertura de novos negócios e a geração de emprego e renda.
Neste ano, a programação do Férias Culturais teve início na Feirinha São Luís, no domingo (7). Com programação cultural gratuita, a feirinha vem, desde 2017, sendo realizada pela Prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento (Semapa), reunindo grande público na Praça Benedito Leite, de 7h às 15h, incentivando o escoamento da produção agrícola da cidade, unindo gastronomia, artes, literatura e atrações culturais com shows de artistas e bandas consagradas pelo públicos e também dando oportunidade aos novos talentos musicais.
"Os períodos de férias na Feirinha São
Luís são especiais. O público aumenta, organizamos uma programação
cultural ainda mais especial, que agrade a todos os públicos. A feirinha
é contínua, com novidades e surpresas ao público a cada semana, sendo
uma importante iniciativa dentro do programa de revitalização e
reocupação do Centro Histórico", destacou o prefeito Edivaldo.
O secretário da Semapa, Ivaldo Rodrigues
frisou que a Feirinha São Luís gera emprego e renda para mais de 250
famílias, por onde já passaram cerca de um milhão de pessoas desde a
primeira edição, movimentando um capital circulante em torno de R$ 35
milhões.
As atrações artísticas da edição de
número 105 da Feirinha São Luís, realizada neste domingo (7), mostram
toda a diversidade cultural que a ilha do amor une em um mesmo ambiente,
como um público eclético, que vibra, canta e dança. Foram apresentações
do Tambor de Crioula Brilho de São Benedito, Grupo de Capoeira Malícia
da Ilha, os shows juninos de Emanuel de Jesus e Mix in Brazil, além do
roots da Banda Soul Reggae. O evento receberá a programação do Férias
Culturais durante todos os domingos de julho.
FÉRIAS CULTURAIS
O Passeio Serenata, será realizado nos
dias 17 e 31 deste mês, com saída sempre às 19h da Praça Benedito Leite.
Durante o Passeio Serenata, o público pode saber mais sobre os fatos
que marcaram história da cidade, os principais nomes da literatura, da
cultura e da política local. A concentração acontece na Praça Benedito
Leite.
O Conheça São Luís acontece nos dias 11,
18 e 25 de julho, em meio às ruas do Centro Histórico, com personagens
como Ana Jansen e Daniel de La Touche contando histórias da antiga São
Luís, ressaltando as mudanças que a cidade já passou e tudo que ela
preserva até os dias atuais - o objetivo é oferecer ao público a
oportunidade de conhecer melhor a cidade, cada detalhe da nossa riqueza
material e imaterial.
Já com o Roteiro Reggae, que será
realizado no dia 16 de julho, o público é levado a conhecer o estilo
musical que deu a São Luís o título de capital brasileira do reggae e
Jamaica Brasileira. Pontos turísticos ou históricos que fazem referência
ao reggae são o foco deste passeio. Durante o passeio, grupos de dança
do ritmo acompanham os visitantes dando um clima diferenciado ao evento
cultural.
As ações do Programa Férias Culturais
incluem ainda apresentações do Grupo de Choro Regional Tira-Teima, no
dia 12, às 18h, na Praça Pedro II; e do Bom Tom Jazz & Blues, no
Complexo Deodoro, às 19h do dia 13.
INVESTIMENTOS
Além do Férias Culturais e da Feirinha
São Luís, um conjunto de iniciativas da gestão municipal têm contribuído
para a revitalização da área central de São Luís, a exemplo da reforma
da Praça Pedro II e do Complexo Deodoro, que voltaram a ser cartão
postal da cidade. Outras ações como a entrega do Museu da Gastronomia
Maranhense, espaço idealizado para exaltar e valorizar a cultura
gastronômica do estado e entregue há menos de um mês; e o investimento
em serviços de limpeza, inclusive com novos equipamentos, também
contribuem para reforçar o resgate dos espaços públicos do Centro de São
Luís, área que recebe atualmente um dos mais amplos projetos de
revitalização de logradouros públicos, prédios e monumentos históricos.



Nenhum comentário:
Postar um comentário