O balanço foi feito pela Prefeitura de São Luís e o blog teve acesso na manhã desta quinta-feira (23).
Em conversa com o secretário de saúde de São Luís, Lula Fylho, o gestor confirmou em levantamentos realizados pela pasta, que o número de novos casos confirmados de coronavírus nos próximos dez dias pode chegar a quase 2 mil (1.900 novos casos).
Em um cenário mais grave, este mesmo número pode chegar até antes, daqui a sete dias.
Segundo Lula Fylho, o balanço vem sendo realizado com base nos boletins epidemiológicos emitidos pela Secretaria Estadual de Sáude, portanto se trata de uma estimativa feita por parte da Secretaria Municipal de Sáude.
Fato é que a curva no Maranhão, bem como na capital maranhense ainda é crescente. Muito pela falta de responsabilidade das pessoas em não seguirem recomendações básicas para evitar o avanço da Covid-19, como por exemplo, evitar sair de casa e só sair em casos de extrema necessidade, quando sair que seja utilizando máscara cobrindo boca e nariz, evitar aglomerações e procurar higienizar às mãos com água e sabão ou álcool gel.
Em São Luís a unidade de referência no atendimento aos casos da Covid-19 é o Hospital da Mulher. Na unidade de saúde, localizada na área Itaqui-Bacanga, são 53 leitos entre enfermaria e UTI. No HM 10 leitos ainda não foram ativados, pois a Prefeitura de São Luís aguarda a contratação de profissionais da saúde para aumentar ainda mais a capacidade de atendimento.
No Hospital Dutra, unidade de saúde de retarguarda, são 20 leitos ativados, todos já ocupados por pacientes. Até a próxima semana mais 20 leitos serão inaugurados na unidade para aumentar a capacidade de atendimento de pacientes contaminados pelo novo coronavírus em São Luís.
Nenhum comentário:
Postar um comentário