quinta-feira, 23 de abril de 2020

Mais de 1.500 profissionais da saúde estão afastados e aguardam resultados de exames da Covid-19 no MA


Fora o crescente número de casos confirmados e mortes provocado pelo novo coronavírus no Maranhão, outra situação que preocupa é a quantidade de profissionais da saúde que tiveram que ser afastados por estarem doentes, quer seja infectados pelo coronavírus ou com sintomas semelhantes e aguardando o resultado de exames.

Certo que a curva crescente e o afastamento de profissionais da saúde são problemas ainda vistos em todo o mundo, lamentavelmente.

O blog apurou que em todo o Maranhão, segundo levantamento conjunto realizado pela Prefeitura de São Luís, com base em dados emitidos pelo Governo do Estado, atualmente são 1.554 profissionais da saúde em todo o Maranhão, afastados das suas funções de trabalho por apresentarem sintomas que podem estar relacionados a Covid-19. Não são casos confirmados, apenas suspeitos, de qualquer forma é um número elevado, e portanto, preocupante.

Dentro deste cenário aparece um outro fator que deve ser analisado, com o afastamento de profissionais, outros trabalhadores precisam acumular os serviços ou as unidades precisam repor a vaga deixada pelo afastamento do profissional de saúde, processo que pode ser demorado. Na capital São Luís, por exemplo, a rede pública e privada estão em busca da contratação de profissionais para ocupação de vagas em hospitais.

O ponto positivo é que muitos profissionais da saúde que foram afastados já retornaram ao trabalho, curados da Covid-19.

Nenhum comentário:

Postar um comentário