quinta-feira, 24 de dezembro de 2020

Sá Marques condecora personalidades com Medalha Simão Estácio da Silveira


A Câmara Municipal de São Luís realizou na noite desta quarta-feira (23), a solenidade de entrega da Medalha Simão Estácio da Silveira em reconhecimento aos ludovicenses que contribuíram para o desenvolvimento da cidade, no ano de 2020, em diferentes áreas de atuação na capital maranhense.

O evento aconteceu na Villa Reale Buffet, na Avenida dos Holandeses e seguiu normas sanitárias rigorosas por conta da pandemia do novo coronavírus.

Como ocorrem todos os anos, cada vereador indicou até três personalidades para receber a comenda, a maior e mais importante do Parlamento Ludovicense.

O vereador Sá Marques homenageou 

"Fico extremamente feliz em prestar esta homenagem todos os anos. Já condecoramos grandes personalidades de várias e diferentes áreas de atuação, porque todos merecem o nosso respeito e admiração. Figuras importantes que fizeram e fazem a história desta cidade e deste estado, que se confundem com a história de São Luís. Neste ano não foi diferente, homenageamos o ex-atleta José Ribamar Santos, o Neguinho, grande lenda do futebol maranhense. Também tivemos a oportunidade de homenagear o Ten. Cel. Aviador Fernando Curvo Santos, Chefe da Divisão de Operações do Centro de Lançamento de Alcântara. A delegada atualmente lotada na Delegacia Especial da Mulher, que desempenha um papel fundamental na luta, no combate a violência praticada contra a mulher, Edmarine Chagas Costa, que na ocasião, a delegada Edmarine veio grandiosamente representada pela sua querida mãe, Maria do Carmo Chagas", ressaltou Sá Marques.




Este ano, a solenidade teve um caráter mais restrito devido à covid, adotando medidas como uso obrigatório de máscara, medição de temperatura, distribuição de álcool em gel e limitação de participantes, seguindo o que determina decreto governamental.

A solenidade foi transmitida ainda ao vivo pelo canal da Câmara no YouTube e no site da Casa Legislativa.

O presidente da Casa, vereador Osmar Filho (PDT), conduziu a cerimônia para a qual foram convidadas autoridades políticas e representantes dos Três Poderes.

HISTÓRICO

A medalha Simão Estácio da Silveira foi instituída pela Lei Orgânica do Município e regulamentada pela Resolução 05/95 do plenário. Maior e mais importante homenagem do Legislativo Municipal, é destinada às personalidades locais, nacionais ou estrangeiras, que tenham contribuído para o desenvolvimento e a melhoria do município de São Luís. Em cada período legislativo, os vereadores, individualmente, outorgam a medalha para até três personalidades.

Simão Estácio da Silveira foi o fundador e primeiro presidente do Senado da Câmara de São Luís, segundo registros históricos. Tais registros assinalam que a comunicação desse fato à Coroa de Portugal, tão importante para a história política de São Luís e do Maranhão, deu-se em 9 de dezembro de 1619.

Um comentário:

  1. O evento estava esplêndido, com discursos sólidos e que lembraram o histórico de nossa São Luís e da comenda, com homenagens sinceras e repleto de pessoas de bem.

    ResponderExcluir