segunda-feira, 16 de maio de 2022

Em ano de eleição e querendo voltar ao cenário político, Ricardo Murad ressucita projeto de ponte São Luís - Cujupe

 


O ex-secretário de Saúde e pré-candidato a deputado estadual Ricardo Murad (PSC) ressuscitou, neste sábado (14), uma de suas velhas e conhecidas propostas: o projeto de construção de uma ponte que liga São Luís à Baixada Maranhense. De acordo com Ricardo, a obra sairá do papel em um eventual governo Lahesio Bonfim.

Denominada de ponte da Esperança, Murad sonha com essa obra sobre a Baía de São Marcos, ligando o Porto do Itaqui (em São Luís) ao Cujupe (em Alcântara), há várias décadas. Pelo projeto, a ponte teria 14km de extensão, superando a Rio-Niterói, que tem 13,3 km de extensão.

O projeto de Ricardo Murad não é novo, pois foi concebido na década de 1990 quando ocupava uma cadeira na Assembleia Legislativa do Estado e tinha o apoio do Governo do Estado, mesmo assim não colocou o projeto em prática, era muito aliado a Roseana Sarney, tanto que chegou a deixar a 1ª Vice-presidência da Casa, para ocupar a pasta da Saúde, uma das mais prestigiadas dentro da gestão e que obtém um dos maiores recursos. Após impressionantes 32 anos, o pré-candidato a deputado estadual vem com a mesma 'história' de décadas atrás.

Para efeito de comparação, a ponte que liga as cidades de Central e Bequimão demorou alguns anos para ser construída e  tem 589 metros de comprimento. O custo foi de aproximadamente R$ 180 milhões. A nova via vai interligar 13 municípios da baixada maranhense.

"Dei a solução para o problema dos ferry-boats há muito tempo e esta semana foi muito bem lembrada pelo radialista Jura Filho e seus ouvintes. Se Deus permitir que eu volte a ser deputado estadual, criarei uma frente parlamentar para a construção de uma ponte entre SLZ e o Cujupe", disse.

"Lá na Bahia, isso já está entre balsas e não breve a travessia de Salvador e Itaparica vai precisar mais de balsas. Podemos fazer isso aqui também no Maranhão", justificou.

RELEMBRANDO

Ricardo Murad foi deputado estadual de 1 de fevereiro de 1983 até 1 de fevereiro de 1991. Depois foi eleito deputado federal ficando de 1 de fevereiro de 1991 até 1 de fevereiro de 1995. Na sequência voltou ao cargo de deputado estadual no período de 1 de fevereiro de 2007 até 1 de fevereiro de 2015.

Na última eleição, em 2020, Ricardo Murad concorreu ao cargo de prefeito em Coroatá-Ma, sequer conseguiu se eleger, ficou em terceiro lugar com 7.431 votos que representou 23,09%.

Ricardo Murad também já foi preso durante a sexta fase da Operação Sermão dos Peixes, chamada de Peixe de Tobias. O ex-secretário de Saúde do Maranhão, Ricardo Murad, foi preso durante uma operação que apurava na época desvios de recursos públicos. Ele se apresentou à Polícia Federal (PF) na manhã no dia 18 de maio de 2018. Murad foi secretário de Roseana Sarney, ex-governadora do estado. Ele foi secretário estadual de Saúde entre 2012 e 2014, durante o quarto mandato de Roseana no Maranhão.

A PF apurou indícios de que, entre os anos de 2011 a 2013, aproximadamente R$ 2 milhões destinados ao sistema de saúde estadual foram desviados para uma empresa sediada na cidade de Imperatriz (MA). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário