O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), mobilizou os 217 municípios maranhenses, neste sábado (30), para o Dia D da Campanha de Vacinação contra o Sarampo e a Influenza. A ação teve como público-alvo idosos, trabalhadores da saúde e crianças de 6 meses a menores de 5 anos.
A ação faz parte da 24ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza e o Sarampo, que teve início no último dia 4 de abril. O Dia D fortalece as estratégias de vacinação que acontecem nas 1.925 salas em todo o estado.
Na capital, a Secretaria fortalece a campanha de imunização com as salas de vacinação nas Policlínicas Vinhais, Vila Luizão e Cidade Operária, além dos Hospitais Dr. Genésio Rego e Aquiles Lisboa. No interior, as equipes da Força Estadual de Saúde auxiliam no avanço da imunização nas comunidades quilombolas, aldeias e povoados isolados.
As pessoas que integram os grupos prioritários devem procurar os pontos de vacinação do Maranhão e apresentar documento com foto, cartão do SUS, carteira de vacinação e, no caso de trabalhador da saúde, documento de identificação profissional.
Segunda fase
A segunda fase da Campanha inicia nesta segunda-feira, 2 de maio, e se estende até o dia 3 de junho. Desta vez, contra a Influenza serão imunizadas gestantes, puérperas, povos indígenas, professores, pessoas com deficiência e comorbidades, caminhoneiros e trabalhadores de transporte coletivo rodoviário.
Também estão no grupo prioritário os trabalhadores portuários, forças de segurança e salvamento, forças armadas, funcionários do sistema de privação de liberdade, população privada de liberdade, adolescentes e jovens em medidas socioeducativas.
Já crianças de 6 meses a menores de 5 anos serão imunizadas tanto contra a Influenza quanto contra o Sarampo.
Covid-19 e Influenza
A administração das vacinas contra Influenza e Covid-19 podem ser administradas no mesmo dia, caso o indivíduo precise continuar ou concluir o seu esquema de imunização contra o novo coronavírus. A vacinação contra a Influenza ajuda a prevenir o surgimento de complicações decorrentes da doença e reduz os sintomas das gripes, que podem ser confundidos com os da Covid-19.
Nenhum comentário:
Postar um comentário