quarta-feira, 13 de dezembro de 2023

Seduc fortalece a gestão democrática nas escolas da rede estadual com eleição para gestores

 


Dia marcante para a educação do Maranhão, com a realização do processo de votação para escolha dos gestores escolares da rede estadual de ensino, que ocorreu simultaneamente nesta terça-feira (12), em 312 escolas regulares. Para o vice-governador e secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão, a iniciativa do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), fortalece a gestão democrática nas escolas.

“Hoje estamos realizando nossas eleições para gestores escolares das escolas públicas estaduais, em uma grande festa da democracia. A gestão democrática escolar é, sem dúvida, um passo significativo para importantes conquistas educacionais. Viva a democracia, viva a educação do Maranhão”, destacou Felipe Camarão.


A apuração do resultado ocorrerá ainda nesta terça-feira (12), e o resultado será divulgado na quarta (13). Os candidatos terão os dias 14 e 15 de dezembro para entrar com recurso, caso seja necessário – já a homologação e o resultado final serão divulgados no dia 19 de dezembro. A posse para os respectivos cargos acontecerá em janeiro de 2024.

A eleição é voltada para os cargos de Gestor/Diretor Geral e Gestor Auxiliar/Diretor Adjunto. O pleito é referente ao quadriênio 2024-2027. Estão sendo ofertadas 312 vagas para Gestor Geral, 360 vagas para Gestor Auxiliar, 56 vagas para Diretor Geral e 54 vagas para Diretor Adjunto, distribuídas por Unidade Regional de Educação (URE).

O chefe da Assessoria Especial da Seduc, Odair José Neves Santos, acredita que o processo eleitoral para gestores escolares fortalece a democracia. “Estamos organizando, participando, gerenciando as eleições para gestor e diretor de escola que acontecem hoje em todo estado. Um momento importante para a educação pública do Maranhão, que fortalece a democracia nas escolas e abre espaço para o coletivo nas tomadas de decisão”, ressaltou.

Estiveram aptos ao voto os profissionais da educação, em exercício na unidade de ensino há, pelo menos, seis meses antes do pleito; alunos regularmente matriculados, com frequência comprovada, que tenham, no mínimo, 14 anos de idade; e pais ou responsáveis legais por aluno, devidamente cadastrado (somente um por família, independentemente do número de filhos matriculados na escola).

O estudante do Centro de Ensino Bernardo Coelho de Almeida, Adley Conceição Aires, destacou a importância das eleições dos gestores para sua escola. “As eleições são importantes porque, além ser um ato democrático, nos ajuda a escolher um profissional que conhece a realidade do espaço escolar e pode contribuir com sua experiência”, exprimiu.

O professor Robenilson Silva, da Escola Bernardo Coelho, disse que as eleições dos gestores é um ato democrático. “Estou participando da organização da eleição, presenciando um momento democrático. Os alunos estão escolhendo seus candidatos e a votação está sendo muito tranquila”, finalizou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário