quinta-feira, 21 de dezembro de 2023

Personalidades indicadas falam sobre atuação em solenidade da medalha Simão Estácio da Silveira

 

Quatro séculos de história não se constroem sem a colaboração de pessoas dispostas a fazer a diferença. Por isso, no mês em que completou 404 anos de existência, a Câmara Municipal de São Luís (CMSL) realizou, na noite desta quarta-feira (20), uma solenidade de entrega da Medalha de Mérito Simão Estácio da Silveira, em reconhecimento aos ludovicenses que contribuíram para o desenvolvimento da na capital maranhense em 2023 nas mais diferentes áreas de atuação.

Na cerimônia, conduzida pelo presidente da Casa, vereador Paulo Victor (PSDB), foram agraciadas autoridades políticas e representantes dos poderes executivo, legislativo e judiciário. A lista de homenageados inclui ainda médicos, empresários, jornalistas, executivos, militares, líderes religiosos, além de personalidades que tenham colaborado com a cidade.

O chefe do Legislativo ludovicense iniciou o ato parabenizando os homenageados. “São pessoas que escrevem com suas trajetórias singulares, belas páginas de entrega, sacrifícios, dedicação, esforços, persistência, talento e amor, sem os quais a superação dos maiores desafios não é possível. Deixo aqui registrada a minha admiração por cada um dos homenageados”, frisou o parlamentar.

O vereador Edson Gaguinho (União Brasil) fez a indicação da medalha ao secretário Orleans Brandão, titular da Secretaria de Estado Extraordinária de Assuntos Municipalistas (SEAM); e ao diretor de Relações Institucionais da Assembleia Legislativa (Alema) e presidente do MDB-MA, Marcus Brandão, que se sentiu lisonjeado com o reconhecimento pelo seu trabalho.

“Neste ano, os escolhidos e aqui presentes compõem o retrato fiel do espírito humanista que inspira a Medalha do Simão Estácio da Silveira, que leva o nome do patrono da nossa Casa”, declarou Gaguinho.

Hora de agradecer

Marcus Brandão agradeceu pela comenda e fez questão de elogiar a atuação dos vereadores da capital maranhense. “Para mim, é uma honra estar aqui e receber esta honraria da Câmara de São Luís. Especialmente, por compartilhar a trajetória de alguns vereadores, que contam com uma grande atuação em suas comunidades. Sinto-me na obrigação de compartilhar essa homenagem com aqueles que dedicam a sua vida pelo crescimento da cidade”, reconheceu.

Dedicação ao próximo

Outra homenageada, que fez questão de destacar a importância da homenagem na sua carreira profissional foi a terapeuta ocupacional Paula Renata Costa, que também externou sua alegria. Fundadora do Instituto Canção de Curar, Paula, que costuma se transformar na “Super PR” – espécie de heroína da vida real – para ajudar pacientes a enfrentar tratamento, agradeceu ao vereador Andrey Monteiro (Republicanos), pelo reconhecimento com a honraria.

“Estou muito feliz em receber esta medalha. Ela é a coroação de um trabalho voluntário junto a comunidades carentes iniciado em 2012. Meu objetivo sempre foi o de orientar e sensibilizar a sociedade sobre os reais ‘poderes dos super heróis da vida real’, que é salvar a vida de quem precisa de ajuda, especialmente as crianças”, agradeceu.

Histórico

A medalha Simão Estácio da Silveira foi instituída pela Lei Orgânica do Município e regulamentada pela Resolução 05/95 do plenário. Maior e mais importante homenagem do Legislativo Municipal, é destinada às personalidades locais, nacionais ou estrangeiras, que tenham contribuído para o desenvolvimento e a melhoria do município de São Luís. Em cada período legislativo, os vereadores, individualmente, outorgam a medalha para até três personalidades.

Simão Estácio da Silveira foi o fundador e primeiro presidente da Câmara de São Luís, segundo registros históricos. Tais registros assinalam que a comunicação desse fato à Coroa de Portugal, tão importante para a história política de São Luís e do Maranhão, deu-se em 9 de dezembro de 1619.

Nenhum comentário:

Postar um comentário