Durante 21 dias, foram mais de 27.800 estudantes impactados pelas atividades realizadas na 7ª edição do projeto Terceirão Não Tira Férias, que oportuniza aos estudantes da última etapa do Ensino Médio o acesso a processos educativos de preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e ao Programa Seletivo de Acesso à Educação Superior (Paes), em todos os 217 municípios do Maranhão.
O projeto foi desenvolvido no período de 1º a 21 de julho, em 278 escolas-polo e contou com a força tarefa de 737 professores da rede, 50 intérpretes de Libras e Atendimento Educacional Especializado (AEE), e 278 recreadores.
"Professores, articuladores e secretários de 12 municípios que integram a regional de Itapecuru também participaram hoje do 2º ciclo formativo Estadual Regionalizado. Não estive lá mas fiz questão de mandar meu recado e um abraço para cada um que dia a dia nos ajuda a conduzir a educação maranhense e trabalhar pela alfabetização das crianças maranhenses. Avante, pessoal!", ressaltou o vice-governador do Maranhão e Secretário Estadual de Educação.
A programação incluía a realização de aulas presenciais de todos os componentes que compõem as áreas de conhecimento avaliadas no Enem, atividades recreativas, artísticas e culturais, além de simulados nos padrões do exame nacional e de outros vestibulares.
Simulado Terceirão Não Tira Férias
Em complementação a preparação em sala de aula, foram disponibilizados dois simulados para autoavaliação das aprendizagens desenvolvidas pelos estudantes, no período de 12 a 14 de julho e 17 a 21 julho, abordando as disciplinas de Linguagens e Ciências Humanas, com opção dos idiomas inglês ou espanhol, além de Ciências da Natureza e Matemática. Os simulados foram acessados por cerca de 22 mil estudantes de todo o Maranhão.
A professora Orleane Evangelista de Santana, gestora Regional de Educação de Imperatriz, destacou o sucesso do programa na URE de Imperatriz. "Foram três semanas intensivas, com aulas dos 15 componentes curriculares, nas 25 escolas-polo desta regional, com certeza, atingimos nosso objetivo principal: a forte adesão dos estudantes”, enfatizou.
Reconhecimento às Unidades Regionais de Educação
Devido ao grande sucesso de adesão nesta edição e em reconhecimento ao empenho das ações desenvolvidas e valorização das práticas educacionais, o vice-governador Felipe Camarão realizará a condecoração das Unidades Regionais de Educação (UREs) que se destacaram na mobilização de alunos no projeto.
Em destaque, Caxias ocupa o primeiro lugar com 107% de adesão dos estudantes, seguida por Codó com 105%, Imperatriz com 90%, Itapecuru Mirim com 79% e Viana com 78% de estudantes frequentando às aulas do Terceirão Não Tira Férias.
Plataforma Gonçalves Dias
A partir de 5 de agosto a 29 de novembro, a plataforma Gonçalves Dias inicia cursinho online gratuito, com transmissões diárias de segunda à sexta-feira, das 18h30 às 21h30. Esta etapa da preparação contará com revisões dos componentes curriculares e disponibilização de apostilas digitais para download, simulados on-line, questões comentadas e lives de preparação para o Enem e Paes 2025.
Nenhum comentário:
Postar um comentário