quarta-feira, 14 de junho de 2017

Abertura do "São João de Todos' é nesta quarta-feira (14), entre os pontos de festança estão a Praça Maria Aragão e Vila Palmeira


Tudo pronto para a abertura oficial do "São João de Todos", nesta quarta-feira (14), às 19h na Praça Maria Aragão. Em mais uma ação parceira, a Prefeitura de São Luís e o Governo do Estado darão início às festividades juninas no circuito oficial do São João de São Luís, formado pelos arraiais da Praça Maria Aragão, Praça Nauro Machado, Ipem e Vila Palmeira. O maior evento cultural do estado se estende até o dia 2 de julho, com ampla programação de apresentações contemplando todas as manifestações culturais da maior festa popular do Maranhão.
 
"O São João de Todos" da Praça Maria Aragão inicia com a contagiante orquestra do Boi de Morros, às 19h, desta quarta-feira (14). Em seguida, entram no terreiro os bois de Pirilampo (20h) e Nina Rodrigues (21h). Também nesta noite, às 22h, o público assistirá ao show de Alexandra Nicolas, que traz em seu repertório músicas de raízes bem nordestinas. O encerramento do primeiro dia de festa no arraial oficial será ao som das matracas do Boi da Pindoba, às 23h.


Segundo o secretário municipal de Cultura, Marlon Botão, este ano a programação foi estendida e terá 19 dias oficiais de festa. "Iniciaremos nesta quarta-feira mais uma grande festa da nossa cultura popular, primando pela diversidade de nossas manifestações para proporcionar ao público uma vasta programação para agradar a todos os ludovicenses e visitantes", observou o secretário municipal de cultura, Marlon Botão.


Paralelamente, na Tenda Tambor de Crioula, outro espaço na Maria Aragão, destinado às manifestações culturais locais, apresentam-se o Tambor de Crioula 30 de Outubro, às 20h; e Tambor de Crioula Alegria de São Benedito de S. Joao Batista, às 21h.
 
Nos demais dias de festa, cada arraial participante do circuito oficial terá seis atrações por noite, revezando-se nos terreiros juninos grupos de bumba-meu-boi, quadrilhas, danças tradicionais e shows de artistas locais e nacionais. A programação nos arraiais oficiais inicia às 19h até à meia-noite.


Além do circuito oficial que inicia nesta quarta-feira, 14, a programação também se estende para os arraiais em 12 bairros da capital, entre eles o João Paulo, a Liberdade, Anil, João de Deus, Bairro de Fátima, Cohajap, Cohatrac, Anjo da Guarda, Cidade Operária, Vila Embratel, Praça do Letrado, no Vinhais; e Largo de Santo Antônio no Centro. Nesses locais, a programação vai de 23 a 29 deste mês.


Os palcos oficiais do "São João de Todos" também apresentarão shows de artistas de renome locais e nacionais, como os maranhenses César Teixeira e Flávia Bittencourt, que dividirão o palco com Elba Ramalho e Geraldo Azevedo, na Praça Maria Aragão, no próximo domingo (18). Neste dia, a programação terá início às 17h, com roda do tambor de crioula de Carla Coreira, encerrando a noite com o Boi da Maioba.


"Toda a programação foi planejada para agradar a diversidade de público que frequenta os locais, para que todos desfrutem dessa linda festa popular com muita alegria", afirmou o secretário de Estado da Cultura, Diego Galdino.


O arraial da Praça Maria Aragão tem 12 barracas para venda de comidas típicas, Espaço do Turista e Casa do Tambor. O local conta ainda com espaço exclusivo para idosos e pessoas com mobilidade reduzida, além de banheiros químicos na parte esquerda do palco. Um posto de saúde equipado para atendimento de urgência estará em funcionamento durante todo o período da programação junina.
 
A riqueza do artesanato maranhense terá ponto cativo no Espaço do Artesanato, com duas barracas com capacidade para 20 artesãos em cada. Serão expostos produtos em fibra de buriti, bordados, cerâmicas, peças com personagens folclóricos, entre outros.


Equipes de pronto atendimento em primeiros socorros e segurança para o público garantirão a tranquilidade da festa em todos os circuitos, com Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte (SMTT/Blitz Urbana), Secretaria Municipal de Segurança com Cidadania (Semusc/Guarda Municipal), Secretaria Municipal de Saúde (Semus/Vigilância Sanitária) e uma ambulância que estará à disposição em casos de situações de maior urgência e que necessitem encaminhamento a hospital.


Também está disponibilizando um posto de Informações Turísticas, no arraial da Maria Aragão, com objetivo de apresentar aos visitantes e moradores da capital os atrativos locais.

ACOMPANHE TAMBÉM A PROGRAMAÇÃO DO ARRAIAL HUMBERTO DE MARACANÃ NO PARQUE FOLCLÓRICO DA VILA PALMEIRA:







Nenhum comentário:

Postar um comentário