terça-feira, 7 de novembro de 2017

ACORDA DUTRA! Entidades ligadas a defesa dos direitos das crianças e adolescentes de Paço do Lumiar estão desamparadas pela atual gestão

As pessoas que atuam, ou pelo menos deveriam atuar na assistência a crianças e adolescentes em Paço do Lumiar resolveram desabafar sobre a difícil situação que atravessa o trabalho desenvolvido pelos profissionais.


A coletiva foi realizada na manhã desta terça-feira (7) na sede do Conselho Tutelar de Paço do Lumiar, na Avenida 12, do bairro Maiobão.

Se pronunciaram, durante a coletiva, Antônia Francisca Santos, conselheira tutelar de Paço do Lumiar, Raimundo Nonato, presidente do CMDCA e Raimundo Barbosa, do Fórum da Criança.

São quanto entidades que se encontram totalmente desamparadas pela gestão municipal. Conselho Tutelar de Paço do Lumiar, Conselho Municipal e Fórum dos Direitos da Criança e do Adolescente e a Comissão Intersetorial de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil. 

Segundo as entidades a prefeitura já tem conhecimento dos problemas que são antigos e as providências tomadas são apenas com base em pressões do Ministério Público.

São inúmeros problemas: Entre os meses de julho e agosto, não tinha tonner na impressora, falta estrutura nos prédios, uma casa que abriga crianças ameaça ser fechada, tem faltado até lanche. A situação é crítica, falta quase tudo. Os profissionais não contam com veículos para atender os casos que são encaminhados as entidades, a demanda é grande. É uma calamidade! Só para se ter uma ideia, há casos denunciados em 2012, que estão atendidos pelos profissionais só este ano, 2017, cinco anos depois, um absurdo. As denúncias foram relatadas durante a coletiva de hoje.

Ainda nesta terça houve a distribuição de uma carta a população divulgando as dificuldades enfrentadas pelas entidades. Os órgãos de proteção aos direito da criança e adolescente reforçaram que a cobrança já vêm desde o começo do ano,  quando o Prefeito Domingos Dutra assumiu o comando do  município, mas até agora o gestor não tem dada a devida atenção as entidades que cuidam da manutenção dos diretos de crianças e adolescentes de Paço do Lumiar, na Região Metropolitana.

Ainda segundo as entidades a coletiva e a distribuição da carta aberta ao  público, não foram motivadas pela morte da menina Alanna Ludimila, de 10 anos de idade. A criança foi cruelmente assassinada no Maiobão, área de Paço do Lumiar, na semana passada. Domingos Dutra chegou a ir ao enterro da menina. Atitude no mínimo suspeita, já que Dutra, segundo denúncia das entidades de Paço do Lumiar, não tem a mínima preocupação com as crianças e adolescentes do município que ele administra. Não investindo nos órgãos que garantem a manutenção dos direitos de crianças e adolescentes. 

Carta distribuída a população de Paço do Lumiar pelas entidades ligadas a proteção dos direitos das crianças e adolescentes


Nenhum comentário:

Postar um comentário