sábado, 3 de novembro de 2018

Carreta da Mulher e unidade móvel do mamógrafo registram mais de 1.500 exames


O Governo do Maranhão, entre 15 a 31 de outubro, levou unidades móveis e o mamógrafo móvel para o Bairro de Fátima, Pedrinhas, Maracanã, São Cristóvão, Turu, Anjo da Guarda, Vila Palmeira e Itaqui-Bacanga. Esta ação da campanha Outubro Rosa realizou 1.576 exames, sendo 1.023 citopatológicos (Papanicolau) e 553 mamografias.

O objetivo da atividade com carretas e mamógrafo móvel é aumentar o acesso à rede de atenção à saúde da mulher assistidas na rede estadual, que garante a essa população exames citopatológicos (preventivo), testes rápidos, imunização e mamografias. A ação das carretas móveis durante o Outubro Rosa foi realizada pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) em parceria com a Secretaria de Estado da Mulher (SEMU).

A coordenadora das unidades móveis de saúde do Estado, Nayane Lara Farias, ressaltou que o objetivo da disponibilização dos serviços de exames nas carretas foi alcançado com a sensibilização das mulheres sobre a importância de se cuidar, assim como o acesso à mamografia e o exame preventivo.

“O Governo oferta a carreta, que é um equipamento de saúde itinerante todo montado que vai aos bairros, e coloca à disposição os exames de mamografia e preventivo. Isso é reduzir os casos de câncer, proporcionando acesso rápido para um diagnóstico precoce”, explicou a coordenadora Nayane Lara Farias.

Atendimentos 
As carretas instaladas nos bairros Turu e Vila Palmeira lideraram o registro de exames citopatológicos e mamografias durante a ação do Outubro Rosa. Ao todo, 242 exames foram feitos na carreta no Turu e 241 na Vila Palmeira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário