Nesta terça agentes da Defesa Civil Municipal (16), voltaram ao bairro do Sá Viana. As chuvas castigaram a ilha neste ano. Com o registro em vários pontos de alagamento, deslizamento de terra. Lonas tiveram que ser colocadas para evitar desastres ainda maiores. Centenas de famílias foram atingidas pelos temporais.
2019 tem sido um ano de muita chuva. Não só aqui no Maranhão, mas em todo o Brasil. Tanto que centros de meteorologia nacionais vêm trabalhando em parceria com as defesas civis municipais.
O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais encaminha relatórios diários as defesas civis dos municípios brasileiros, de acordo com a necessidade de alerta de cada local.
O último relatório encaminhado a Defesa Civil de São Luís, foi no dia 14 deste mês e mostra que a área mais atingida foi Pedrinhas, na Zona Rural da capital maranhense, choveu o equivalente a 189 milímetros. Foi o maior índice registrado neste mês de abril. Segundo o relatório outras áreas já superaram a marca dos 100 milímetros de chuvas nos 14 primeiros dias de abril. São os casos da Vila Janaina, Tirirical, Alemanha e Sacavém. Esta última área foi uma das mais atingidas pelas chuvas deste ano.
Ao todo segundo a Defesa Civil Municipal, 112 casas foram atingidas em São Luís, 96 por alagamento e outras 16 por deslizamento de terra. Foram as famílias que tiveram maior prejuízo, boa parte delas perdeu tudo. Sessenta pontos são monitorados na capital, áreas de alto risco e risco muito alto.
O monitoramento também é realizado pela Defesa Civil Municipal. Segundo levantamento feito pelo órgão. Nas últimas 96 horas o índice pluviométrico bateu a marca dos 200 milímetros em alguns locais, como no Sá Viana, por exemplo. Em vários outros pontos da cidade tem chovido bastante, Pedrinhas já alcançou 191 milímetros, Alemanha 186, Sacavém 152, Tirirical 149 milímetros, Pingão 148, Vila Janaina 135 e Calhau 123 milímetros, são áreas que tem registrado grande quantidade de chuvas.
WHATSAPP DA DEFESA CIVIL MUNICIPAL : (98) 98822-5352
Nenhum comentário:
Postar um comentário