Em 2019 a Divisão de Serviço Social e Psicologia do Fórum Des. Sarney Costa, em São Luís (Calhau), atuou em 835 processos das Varas de Família, Interdição, Sucessão e Alvará e 8ª Criminal, além de realizar cerca de 2.500 entrevistas individuais e 468 visitas domiciliares nesse período. O setor dá assessoramento técnico a essas unidades judiciárias.
Do total de processos em que a Divisão atuou no ano passado, 88 foram físicos e 747 eletrônicos (PJe), sendo 582 das setes varas de família; 190 da unidade judiciária de Interdição, Sucessão e Alvará; e 63 da 8ª Criminal, especificamente de ações judiciais referentes a crimes contra idosos e, nesses casos, foram feitas domiciliares com o objetivo de averiguar a situação de idosos possíveis vítimas de maus tratos.
A chefe da Divisão, Ana Cristina Maninho Valença e Silva, explica que o objetivo principal da unidade é prestar assessoramento técnico às nove varas judiciárias atendidas pelo setor, por meio da realização de estudos sociais e psicológicos, além de orientar os usuários para diminuir dúvidas e ansiedades provenientes das disputas judiciais.
A equipe administrativa do setor faz o atendimento inicial às partes envolvidas nos processos, encaminhando-as para os analistas (assistentes sociais e psicólogos) responsáveis pela análise dos casos; presta informações aos jurisdicionados; entre outras atribuições. Já os assistentes sociais desenvolvem atividades como elaboração de relatórios sociais, entrevistas com partes dos processos, visitas domiciliares e atendimento aos usuários externos com encaminhamento a instituições especializadas. Os psicólogos são responsáveis pela aplicação e avaliação de testes psicológicos, confecção de relatórios psicológicos, entrevistas individuais ou grupais, quando for o caso, além de visitas.
Os relatórios elaborados pelo setor, tanto os estudos sociais (Serviço Social) quanto os psicológicos (Psicologia) são utilizados para embasar as decisões judiciais das varas atendidas pela Divisão.
Em funcionamento desde 1988, a unidade conta com uma equipe formada por 13 analistas, sendo oito assistentes sociais e cinco psicólogas, um auxiliar judiciário e a chefia do setor. A Divisão funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, no Fórum Desembargador Sarney Costa.
Ana Cristina Maninho explica que durante o ano de 2019 a equipe buscou atualização profissional, participando de vários eventos relacionados às áreas de atuação. Foram eventos como O VI Simpósio Sul-Brasileiro de Psicologia Jurídica (Porto Alegre -RS), Congresso Brasileiro de Assistentes Sociais (Brasília-DF), IV Encontro de Assistentes Sociais do Tribunal de Justiça do Maranhão e Curso de Entrevista Investigativa nas Demandas Psicossociais (Escola da Magistratura do Maranhão), entre outros.

Nenhum comentário:
Postar um comentário