sexta-feira, 7 de fevereiro de 2020

Governador Flávio Dino destacou avanços promissores na saúde do Maranhão durante sessão legislativa


Uma transformação está em curso na saúde do Maranhão. Apesar do subfinanciamento do Sistema Único de Saúde (SUS), o governador Flávio Dino mostrou esta semana na abertura da 2ª Sessão Legislativa da 19ª Legislatura da Assembleia Legislativa do Maranhão (Alema), no Plenário Nagib Haickel, como o Estado adotou uma rota promissora na saúde. 

“Sabemos que há um subfinanciamento dramático do Sistema Único de Saúde no Brasil. No entanto, temos hoje a maior rede pública estadual de saúde funcionando em razão da abertura e funcionamento dos hospitais regionais. Lançamos o programa Mais Cirurgias, quando antes deste governo, em 2014, a rede estadual fazia em média 25 mil cirurgias eletivas por ano. Ano passado elevamos para 62 mil cirurgias eletivas. Estamos colocando a meta deste ano, em face da ampliação da rede hospitalar, 70 mil cirurgias eletivas em 2020”, disse o governador Flávio Dino.  

Na mensagem à Alema, Flávio Dino destacou quatro eixos: enfrentar as injustiças sociais, cuidar bem do dinheiro público e modernização da gestão, desenvolvimento para todos, e ampliar a infraestrutura e logística. 

Entre as políticas públicas adotadas na saúde, hoje, por exemplo, já está à disposição da população uma rede com 10 novos hospitais, implantados desde de 2015. A atuação da Força Estadual de Saúde (Fesma) também ganhou destaque. A Fesma registrou mais de 840 mil atendimentos. Além do foco nos 30 municípios do Plano Mais IDH, recentemente os atendimentos foram expandidos para São Luís e Imperatriz.

Desde de 2019 o programa “Cheque Cesta Básica – Gestante” ampliou o alcance das ações de saúde para o enfrentamento das mortes materno-infantil. No mesmo ano, o Governo expandiu o serviço especializado para pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), no anexo do Centro Especializado em Reabilitação e Promoção da Saúde do Olho d’Água (CER Olho d’Água). 


Presente à solenidade, o secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, exaltou a atuação dos três poderes. “Há uma harmonia entre o Judiciário, Legislativo e Executivo.  Isso quer dizer que existe a manutenção da autonomia dos poderes, assim como o diálogo, sobretudo com foco no desenvolvimento para toda sociedade”, destacou. O presidente da Alema, deputado Othelino Neto, afirmou que a Assembleia continuará cumprindo o seu papel legislativo e constitucional. “O ano de 2020 será de muito trabalho, exerceremos as nossas obrigações constitucionais de legislar, mantendo uma relação harmônica e respeitosa com os outros poderes. E isso deve servir de exemplo para o Brasil, afinal de contas, todos nós somos servidores públicos e por isso reafirmamos hoje e nosso compromisso de cumprir as prerrogativas para o presente ano”, disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário