O Governo do Maranhão foi um dos destaques do Ranking de Transparência no Combate à Covid-19, divulgado nesta quinta-feira (21). Ao lado do Ceará, o Maranhão alcançou a 5ª colocação no estudo que avaliou portais de 26 governos estaduais e do Distrito Federal.
“A avaliação positiva da transparência do Estado do Maranhão na aplicação dos recursos do combate à Covid-19 é fruto das melhorias e do trabalho contínuo de toda a equipe da Secretaria de Transparência e Controle, em articulação com a Secretaria de Saúde. O bom resultado que obtivemos atesta que estamos no caminho certo no que diz respeito à publicidade dos gastos públicos na atual pandemia”, afirmou a secretária de Transparência e Controle, Lílian Guimarães.
A pesquisa mediu o nível de transparência de estados e do Distrito Federal na disponibilização de informações sobre contratações emergenciais em resposta à Covid-19. Segundo a Transparência Internacional, organização que realizou o levantamento, a avaliação é um importante instrumento de promoção do controle social, considerando-se o aumento considerável dos gastos públicos em face da aplicação de medidas de combate ao novo coronavírus.
Além da análise de redes sociais e dos portais governamentais dos estados e do Distrito Federal, incluindo os portais de transparência, a organização também avaliou as capitais brasileiras.
O Ranking de Transparência no Combate à Covid-19 está disponível no site www.transparenciainternacional.org.br/ranking.

Nenhum comentário:
Postar um comentário