terça-feira, 12 de maio de 2020

Vereador Sá Marques cobra da Prefeitura de São Luís valores não destinados aos profissionais da saúde que estão no combate à covid-19


Os servidores do Hospital da Mulher iriam receber de maneira diferenciada o seu pagamento com acréscimo porque o hospital está servindo de referência no combate ao coronavírus e estes profissionais estão expostos a grande risco de contaminação. Agora, as pessoas que trabalham na linha de frente do combate ao coronavírus se surpreenderam ao receber sem o acréscimo que estava acordado.
O vereador Sá Marques fez duras críticas ao prefeito por não ter cumprido o que deveria ter sido pago e também pelo não pagamento da insalubridade aos profissionais de saúde. Ele criticou também a presidência da Câmara Municipal de São Luís por não ter feito valer o que foi decidido pelo parlamento.
“Até hoje o prefeito não assinou o aumento da insalubridade com os profissionais da saúde que estão arriscando suas vidas no combate ao coronavírus. Mesmo sendo aprovado pela Câmara e passados os 15 dias até agora não foi tomada uma providência”, afirmou.
A Câmara Municipal aprovou que autoriza o Poder Executivo a efetuar o pagamento de 100% do adicional de insalubridade para os servidores da saúde do Município, durante o período da pandemia do Coronavírus. O projeto de Lei seguiu para a sanção do prefeito Edivaldo Holanda. De acordo com a Lei Orgânica do Município, o chefe do poder executivo municipal tem 15 para sancionar ou vetar o projeto. Já passado este prazo, a Câmara Municipal não teve resposta.
O projeto garante adicional de insalubridade para médicos, fisioterapeutas, enfermeiros, técnicos de laboratórios, biomédicos, atendentes das Unidades de Saúde, funcionários da limpeza e outros.
O vereador também afirmou que teve seguras informações de que os profissionais da saúde, testados e afastados com covid-19, estão retornando ao trabalho sem serem novamente testados, o que caberia uma apuração rigorosa para poupar os profissionais e a própria sociedade.

Em sessão remota, Sá Marques também cobrou o pagamento de valores retroativos a categoria de enfermeiros em São Luís. 
Dia do Enfermeiro
O vereador também aproveitou a data para mandar saudações aos enfermeiros pela passagem do Dia da Enfermagem e o Dia do Enfermeiro. “Temos que dar os parabéns e todo apoio a estes profissionais. Em tempos como este, fica ainda mais evidente a importância dos profissionais de enfermagem”, afirmou.

E concluiu: "Cabe a dignificação da categoria. Respeito, a condições de salário e trabalho. Pode-se dar parabéns, como essa categoria de braços profissionais merecem. Mas lembro as autoridades políticas e em especial ao excelentíssimo prefeito. Não se dar parabéns de prato vazio. Enfermeiros tem de ser vistos em todo momento e não só em época de pandemia, assim como todos os profissionais da saúde. Os parabéns precisa vir acompanhado de valorização da categoria, e como se faz isso, questiono? Com salários e condições de trabalho dignos" 

Nenhum comentário:

Postar um comentário