quinta-feira, 13 de agosto de 2020

Sá Marques volta a cobrar reativação do posto de saúde do João Paulo e recolocação do busto de Josué Montello em praça de São Luís


Na sessão desta terça-feira (11), o Vereador Sá Marques parabenizou os advogados no início do pronunciamento.

"Quero parabenizar a todos os advogados e advogadas que assim como os professores tem uma árdua atividade, infelizmente sem muito apoio neste país. Ter que militar nesta área não é uma situação simples, não é uma situação fácil, principalmente diante da morosidade da Justiça Brasileira, a partir evidentemente da falta de profissionais, do baixo quadro de juízes e promotores que ainda persiste em nosso país. Parabéns a todos que de maneira direta ou indireta militam nesta atividade. Como já dizia o advogado, escritor, diplomata, Rui Barbosa, não existe Justiça sem a figura do advogado", ressaltou o vereador Sá Marques, que também é advogado. 

O parlamentar também chamou a atenção para uma figura importante em um cartão postal de São Luís. A imagem da sereia localizada na Praça Pedro II, recém reformada. Sá Marques lembrou que só depois de muitas críticas e cobranças feitas pela imprensa local e pelos artistas da terra é que a estátua foi recolocada. O vereador lembrou desse episódio para cobrar a recolocação do busto do poeta maranhense Josué Montello na Praça do Pantheon. Sá Marques também denunciou a deterioração do Memorial do Poeta Bandeira Tribuzzi. 

Outro assunto pautado pelo vereador diz respeito a Maternidade Maria do Amparo, digasse de passagem assunto recorrente há muito tempo na Câmara Municipal de São Luís.

"Aqui lembro todo esforço do companheiro vereador Gutemberg Araújo, que organizou uma reunião com vereadores desta Casa e nós nos demos às mãos no sentido de não deixarmos a maternidade fechar por falta de verba, todos os vereadores destinaram parte das suas emendas parlamentares e momentaneamente a unidade de saúde não foi fechada e há quase um ano a maternidade está lá fechada, com a promessa do ex-secretário Lula Fylho que seria reaberta e não foi. Outro detalhe negativo é que os profissionais estão há cinco meses sem receber seus vencimentos. É uma situação triste", denunciou Sá Marques. 

Ainda na área da saúde, o vereador lembrou que o ex-secretário Lula Fylho, também prometeu o retorno do posto de saúde do João Paulo e não o fez. Recentemente em reunião entre o parlamentar e membros de comunidades ludovicenses, Sá Marques confirmou que irá continuar com a luta, exigindo a reativação do posto de saúde, como fez na sessão desta terça (11). Reveja aqui no blog: 

"O ex-secretário Lula Fylho enganou a comunidade do João Paulo e de todos os bairros vizinhos, Caratatiua, Jordoa, Alemanha, Ivar Saldanha, Barreto, Filipinho, Redenção, todos. Essas comunidades não tem sequer uma unidade de saúde próxima para tratamento de saúde básica, qualquer problema de saúde, por mais básico que seja, os moradores destes bairros precisam se deslocar para o Socorrão I, no Centro de São Luís ou então procurar uma UPA. Falta de compromisso e vontade política, alegaram um problema de falta de acessibilidade, isso pode ser planejado com um simples projeto de engenharia, hoje o prédio que deveria está abrigando o posto de saúde abriga uma falsa farmácia. A Prefeitura de São Luís deveria devolver o posto de saúde as comunidades que tanto necessitam. Vou continuar cobrando, não descansarei enquanto o posto de saúde do João Paulo seja reativado. Ingressei com um mandado de segurança solicitando que o Judiciário determine ao Município a reabertura do posto de saúde e o Judiciário negou a liminar, recorremos e o Município tem 15 dias para dar uma resposta", explicou Sá Marques. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário