Na sessão ordinária da última quarta-feira (7), o plenário da Câmara Municipal de São Luís encaminhou ofícios ao poder executivo municipal e estadual, por meio de um requerimento e uma indicação, solicitando políticas para garantia de maior segurança aos ciclistas da capital. A solicitação das medidas vem em alusão ao Dia Municipal do Ciclista, celebrado no último domingo (11).
O vereador Octávio Soeiro (Podemos), primeiro secretário da Casa, encaminhou ofício ao Governo do Estado pedindo providências para que seja estabelecida uma política de implantação de uma rede cicloviária que compreenda as principais avenidas da cidade.
O objetivo, de acordo com a proposta, é garantir aos ciclistas espaços seguros para trafegarem, tendo em vista a constante vulnerabilidade, insegurança e perigo ao qual estão expostos, em função do trânsito junto aos veículos motorizados.
No Maranhão, na última década, 268 ciclistas foram mortos em acidentes de trânsito. No Brasil, o número foi de 13.718 ciclistas, 60% deles em atropelamentos, conforme mostram os dados da Associação Brasileira de Medicina do Tráfego (Abramet).
O primeiro dos casos aconteceu no dia 4 deste mês e a vítima foi Luiz Gonzaga, que apresentava restrição auditiva. Segundo testemunhas, ele foi atropelado em frente a uma clínica, na Avenida Daniel de La Touche. No outro caso, no dia 9, a vítima foi o ciclista esportivo identificado por Lélio. Segundo amigos, ele foi atropelado e morreu na Estrada de Ribamar.

Nenhum comentário:
Postar um comentário