sexta-feira, 13 de agosto de 2021

Parceria entre Seduc, Secma e Seejuv garante criação do Centro de Referência para a Juventude, em São Luís

 


O Governo do Maranhão anunciou, na última quinta-feira (12), a criação do Centro de Referência da Juventude (CRJ), em São Luís. O anúncio foi marcado pela assinatura do Termo de Cooperação Técnica firmado com a parceria entre as Secretarias de Estado da Educação (Seduc), Cultura (Secma) e Juventude (Seejuv).

O Termo de Cooperação Técnica visa a implementação de ações conjuntas entre as Secretarias que assegurem a realização das obras necessárias para a instalação do CRJ.

Em São Luís, o Centro de Referência da Juventude funcionará no tradicional espaço do Centro de Criatividade Odylo Costa Filho, no Centro Histórico, e contará com espaços adequados para prática esportiva, vivência comunitária e ações que visam promover o protagonismo juvenil e a formação profissional, geração de oportunidades e apoio ao empreendedorismo, à produção de conhecimento e estímulo à criatividade e inovação, além da participação da juventude maranhense em atividades culturais e artísticas.

O secretário de Estado da Cultura, Anderson Lindoso, destacou que esta é mais uma ação do Governo do Estado que faz parte do Programa Nosso Centro e a escolha do Odylo Costa Filho para o funcionamento do CRJ, em São Luís, tem por objetivo facilitar o acesso de todos ao Centro de Referência, uma vez que o espaço está localizado no coração da capital, sendo um dos berços da cultura e patrimônio histórico maranhense.

“Todo Centro de Juventude é muito importante porque é um local que agrega cultura, lazer e educação, para que a gente possa fomentar ainda mais a produção dos nossos jovens, fazendo com que eles tenham oportunidades. E é isso que o Governo Flávio Dino faz desde o início, dá oportunidade para as pessoas que mais precisam. A juventude é o nosso futuro, daí a necessidade de termos uma atenção especial. Essa revitalização faz parte, também, do Programa Nosso Centro, para que a gente possa levar a juventude a frequentar o Centro Histórico de São Luís. Ali os jovens e estudantes vão poder ter contato próximo com a cultura e com o patrimônio histórico para conhecer, preservar e dar mais valor, além de renovar o sentimento de pertencimento para as futuras gerações”, enfatizou Anderson Lindoso.

“Essa é mais uma ação do Governo Flávio Dino, com a parceria de várias secretarias [de Educação, de Juventude e de Cultura] para fazer um investimento na juventude. A gente sabe que a juventude é a base de tudo e essa ação tem como objetivo buscar dias melhores para esses tempos tão difíceis pelos quais nós todos temos passado. Um Centro de Referência da Juventude em São Luís com certeza vai fomentar bastante atividades, e engrandecer e muito a qualidade de vida desses jovens, tirando da marginalidade e do mundo das drogas, e incentivando diversas atividades culturais, educacionais, de esporte e lazer”, declarou Vitor Pflueger, secretário adjunto de Administração da Seduc, que – no ato de assinatura do Termo de Cooperação – representou o secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão.


Nenhum comentário:

Postar um comentário