Mais de duas mil pessoas foram atendidas, no último fim de semana, nas edições do Saúde na Praça realizadas pelo Governo do Estado nos municípios de Açailândia e Imperatriz. Em Imperatriz, a ação aconteceu no Centro de Convenções do município no sábado (4). Por lá, passaram 1.667 pessoas, o que resultou em mais de oito mil atendimentos em um único dia.
O secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, acompanhou os atendimentos e fez um balanço positivo das ações. “O Saúde na Praça é uma iniciativa para combater um dos efeitos da pandemia, que foi o represamento do Sistema de Saúde. Com controle da pandemia no estado, estamos intensificando os serviços para que a população tenha oportunidade de cuidar da saúde”, afirmou Carlos Lula.
O Saúde na Praça é um programa da Secretaria de Estado da Saúde do Maranhão executado em parceria com a Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (EMSERH), que tem o objetivo de facilitar o acesso da população aos serviços de saúde.
“Estamos felizes por estarmos participando desse processo com a mesma capacidade e mesmo empenho fazendo com que esses serviços cheguem próximo da nossa população com qualidade e eficiência. Todo Saúde na Praça tem superado o anterior. Esse de Imperatriz foi gigante. Tivemos mais de 8 mil procedimentos. Mais de 1.600 pessoas foram encaminhadas para fazer cirurgias e, nesta semana, os procedimentos já começarão a ser realizados”, comemorou o presidente da EMSERH, Marcos Grande.
Em Imperatriz, o balanço aponta 1.613 atendimentos médicos, em especialidades como Urologia; Ortopedia; Cirurgia Geral; Ginecologia; Vascular e Risco Cirúrgico, além de 67 vacinas aplicadas e 89 Testes Rápidos (HIV, Sífilis e Hepatites) realizados. O Saúde na Praça também ofereceu realização de exames de imagens como Raio-X e Ultrassonografia.
Açailândia
Em Açailândia, o Saúde na Praça aconteceu na sexta-feira (3), na Policlínica do município. Foram realizados 5.167 procedimentos, entre eles Risco Cirúrgico; Exames Laboratoriais; Mapeamento de Retina; Tonometria; Dilatação de Pupila, entre outros, além de identificação de pacientes para cirurgia de catarata e para cirurgia de pterígio. Os pacientes que passaram pela triagem cirúrgica em Açailândia serão operados nos dias 10 e 11 de dezembro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário