quarta-feira, 19 de janeiro de 2022

Governo do Estado encaminha aos municípios recomendações sobre a vacinação de crianças contra a covid-19

 


Com o objetivo de orientar os municípios maranhenses durante a vacinação das crianças contra a Covid-19 no Maranhão, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), encaminhou aos municípios, desde a sexta-feira (14), um documento com recomendações sobre a imunização desse público.  

O documento recomenda que, após receber a vacina contra a Covid-19, a criança deve aguardar pelo menos 15 dias para receber outras vacinas do calendário infantil. Além disso, crianças que completam 12 anos entre a primeira e a segunda dose, permanecem com a dose pediátrica da vacina da Pfizer. Já as crianças com sintomas gripais devem aguardar quatro semanas para receber a vacina contra a Covid-19. E, por fim, após a aplicação da primeira dose no público infantil, a segunda dose será aplicada em oito semanas.

No Maranhão, as crianças estão sendo vacinadas de forma escalonada. Inicialmente, estão sendo vacinadas as crianças dentro dessa faixa etária com comorbidades ou deficiência permanente, indígenas e quilombolas. Em seguida, a vacinação de crianças sem comorbidade por faixa etária decrescente de 11 a 5 anos, até que se atinja todo o grupo etário. Os municípios têm autonomia para avançar na imunização de acordo com a sua realidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário