O Secretário Estadual de Saúde, Tiago Fernandes, concedeu entrevista na manhã desta quinta-feira (7), em uma emissora de TV local. O atual gestor discorreu sobre vários assuntos importantes inerentes a pasta que passou a comandar.
"Continuar com a expansão e avançar ainda mais. Zerar a fila de cirurgias, trabalhar com eficácia e agilidade na dispensação de medicamentos, são algumas das prioridades que foram pedidas pelo governador Carlos Brandão e vamos cumprir", ressaltou Tiago Fernandes.
Mesmo com os avanços nas ações, Tiago fez questão de destacar que permanece atento aos cuidados relativos a situação sanitária envolvendo o coronavírus.
"Pandemia ainda não terminou, temos uma ocupação pequena, bem menos nas nossas unidades de saúde do que em outras épocas, mas continuamos trabalhando, devemos ficar vigilantes, seguir com ações e orientações a respeito da covid. Temos que seguir com a vacinação, já iniciamos com a quarta dose e quem ainda não completou o ciclo de imunização, precisa começar seja a primeira ou segunda dose. Vamos continuar com o trabalho da Força Estadual de Saúde do Maranhão, mas também solicitar que os gestores lancem as fichas que ainda não foram lançadas para sempre atualizarmos esses números. Vamos avançar com as orientações e ações em todos os municípios maranhenses", pontuou.
O secretário fez questão de reforçar a importância da vacinação também neste momento de combate a outras doenças como Influenza e Sarampo, as campanhas já tiveram início.
Sobre a marcação de consultas, o secretário confirmou que já houve muito avanço.
"Nos locais aonde não temos esse atendimento vamos firmar parcerias com a iniciativa privada, clínicas particulares. Mas a prioridade é expandirmos cada vez mais a nossa rede de saúde pública, essa expansão já ocorreu e vamos continuar avançando ainda mais com esse trabalho. O objetivo é levar saúde pública de qualidade a todas as regiões do Maranhão", reforçou Tiago Fernandes.
Questionado já no final da entrevista sobre a expectativa a frente de tão importante pasta que é a saúde e que deixasse um recado ao povo maranhense, o secretário disse.
"A palavra é prevenção, procurar as unidade de saúde sempre que necessário, incluir os maranhenses na rede de saúde, continuar vacinando, se cuidando, estamos atentos e acompanhando todos os usuários do SUS. O importante é levarmos saúde a todos e de qualidade. Estamos também monitorando os municípios que sofrem com os alagamentos, pedido especial do nosso governador Carlos Brandão. Seguir cuidando das pessoas, prestando assistência de qualidade a todos os maranhenses. Compromisso com os avanços, continuidade da valorização do SUS e comprometimento do governador com este setor e a rede de saúde pública do Maranhão, vamos avançar ainda mais", finalizou.
Tiago José Mendes Fernandes é professor universitário e advogado formado em Direto pela Universidade Superior Dom Bosco (UNDB), com especialização em Direito Administrativo e mestrado em Administração Pública pelo Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP), em Brasília.
Em 2017, Tiago Fernandes comandou a Secretaria Municipal de Saúde de São José de Ribamar, terceiro município mais populoso do Maranhão, onde permaneceu até 2020. Durante a pandemia da Covid-19, sob sua liderança houve a criação da Rede Acolhe para atendimento de síndromes gripais leves, com propósito de desafogar a rede hospitalar e as unidades de saúde. A experiência recebeu destaque do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS), sendo escolhida para a I Mostra Virtual ‘Brasil, aqui tem SUS’.
Em 2021, Tiago Fernandes aceitou o convite para comandar a Secretaria Adjunta de Articulação Institucional da Secretaria de Estado da Saúde do Maranhão (SES/MA). Em abril de 2022, ascendeu ao cargo de secretário da SES/MA.
Nenhum comentário:
Postar um comentário