terça-feira, 18 de outubro de 2022

Derrotado na última eleição para prefeito, Duarte Jr. quer ser candidato novamente em 2024

Duarte Júnior (PSB) confirmou nesta segunda-feira, 17, em entrevista que pretende novamente disputar a Prefeitura de São Luís. A eleição já ocorre em 2024 e ao final de cada eleição para governo já se discutem as eleições municipais, aquelas conversas de bastidores.

É bom lembrar que Duarte Jr. tem uma série de dificuldades para se eleger prefeito de São Luís, as urnas já mostraram isso. O advogado foi derrotado na última eleição municipal em 2018 para o atual prefeito Eduardo Braide.

Duarte se gaba por ter sido bem votado em São Luís na eleição deste ano, ele acabou se elegendo deputado federal. Mas só a nível de comparação, Eduardo Braide quando venceu a eleição para prefeito de São Luís era deputado federal eleito com a ajuda de 131.553 votos, ou seja, 25,83% dos votos válidos em 2018, vindo a se eleger prefeito em 2020. Duarte teve uma votação muito abaixo na eleição deste ano, 76.264 votos, o que corresponde a 13,12% dos votos válidos na capital, portanto só aí já largaria bem atrás de Braide.

Fora que é importante ressaltar que a votação em grandes cidades, como é o caso de uma capital, é muito pulverizada, e tiveram vários outros candidatos, eleitos deputados, que foram muito bem votados em São Luís.

Há vários outros empecilhos para Duarte Jr. Tem muita gente nesta disputa e que detém mais prestígio junto ao governador Carlos Brandão (PSB), por exemplo. É o caso do vereador de São Luís, Paulo Victor (PCdoB), futuro Presidente da Câmara Municipal de São Luís, grande articulador político, que o levou a presidência da Casa Legislativa por unanimidade. Em seguida coordenou a campanha vitoriosa da reeleição de Brandão, com o apoio inclusive de vários vereadores de São Luís, atualmente é do PCdoB, partido aliado, e ainda já demonstrou ser de grupo, o que pesa ainda mais.


Ou quem não lembra as várias manifestações já feitas que colocam em xeque a lealdade de Duarte Jr. para com o grupo. Um pouco antes da eleição, chegou a criticar toda a bancada federal, em uma clara demonstração que estava preocupado única e exclusivamente com a sua eleição. Não poupou críticas nem aos aliados, como Bira do Pindaré, Presidente do partido de Duarte, o PSB no Maranhão, Márcio Jerry, aliado de primeira ordem do Governo do Estado e Rubens Júnior, também aliado do governo e que já concorreu ao cargo de prefeito na eleição de 2020. Ou seja, Duarte Jr. já deu provas que não é de grupo e mantém seu projeto político baseado no individualismo e não pensando no coletivo, não pensando no grupo.


O próprio Márcio Jerry ou Rubens Júnior que já foi concorreu a prefeitura de São Luís, também são fortes nomes para serem apontados como candidato da base governista.


Ainda há outras grandes forças políticas dentro do grupo, é o caso do ex-secretário de saúde Carlos Lula, que teve uma votação expressiva em sua primeira eleição, demonstrando ser um nome leve e com excelente aceitação por parte das pessoas, muito por conta da grande gestão a frente da pasta da saúde. De cara se elegeu deputado estadual, com mais de 80 mil votos, a grande maioria na capital São Luís, apesar de ser votado em praticamente todo o Maranhão, em 215 dos 217 municípios maranhenses. É hoje consolidado como uma grande liderança política na capital São Luís e no Maranhão. É bom lembrar ainda da ótima relação entre os Carlos, Brandão e Lula.

É importante lembrar que apesar de mal avaliado neste momento, Eduardo Braide deve ser candidato à reeleição, e não pode se tirar a força da máquina neste processo, ele está sentado na cadeira de prefeito. Ao continuar neste ritmo, enfrentará dificuldades para se reeleger, claro; mas Duarte Jr. está longe de ser esta segunda opção, no grupo que hoje faz parte e no desejo da população ludovicense.

Nenhum comentário:

Postar um comentário