sexta-feira, 7 de outubro de 2022

Governo do Estado desenvolve ações com foco na geração de empregos e capacitação de jovens


O governador reeleito do Maranhão, Carlos Brandão, está focado em uma missão: potencializar investimentos para fortalecer a economia, gerar empregos e, consequentemente, impulsionar o crescimento das regiões maranhenses. A meta é que até dezembro deste ano mais de 600 obras sejam inauguradas pelo Governo do Estado, fortalecendo, ainda mais, a geração de empregos e também a capacitação profissional de jovens, ações que já vinham sendo desenvolvidas pela atual gestão estadual.

“Vamos continuar investindo forte em obras que vão gerar emprego. A gente fez muito e sabemos que precisa fazer ainda muito mais. Essas obras, como reforma, ampliação e construção de escolas, irão gerar milhares de emprego e capacitação dos nossos jovens. Existem também outras obras, como construção de hospitais, serviços de pavimentação asfáltica e muitas outras”, destacou o governador Carlos Brandão.

Dados do Ministério do trabalho e Previdência, por meio do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), mostram que o Maranhão criou, só no primeiro semestre de 2022, 6.626 empregos formais, alcançando o sexto resultado positivo consecutivo no ano.

Os números são ainda mais expressivos quando analisados os últimos seis anos, período no qual o Maranhão gerou 100 mil novos empregos de carteira assinada, segundo ainda o próprio Caged. “Esse resultado foi por conta dos investimentos que a gente fez. Investimentos que geram emprego e renda. Vamos dar continuidade a essas obras e alcançar resultados ainda melhores”, pontuou o governador.


Capacitação e emprego

Uma das ações para garantir mais oportunidades de emprego e capacitação aos jovens maranhenses é o fomento do Programa Trabalho Jovem, desenvolvido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria do Trabalho e da Economia Solidária (Setres).

Até o momento, o Programa gerou 1.560 empregos com carteira assinada para pessoas entre 17 e 25 anos, oportunizando a inserção dessa faixa etária no mercado de trabalho, através da oferta de trabalho, renda, estágios e cursos.

No ano de 2021, o programa registrou a contratação de 1.000 jovens, contemplando 276 empresas distribuídas por 35 municípios do estado. Em 2022, a expectativa é que o programa feche o ano com mais de 600 novos jovens no mercado de trabalho.

Uma nova e recente etapa do programa ofertou 5 mil vagas, concedendo bolsas de estágio no valor de R$ 600 para estudantes de 17 a 25 anos, por meio de sorteio voltado ao Ensino Médio da Rede Pública Estadual.

Outro importante programa é o Cidade Empreendedora, realizado pela Secretaria de Estado da Indústria e Comércio (Seinc). Em parceria com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Maranhão (Sebrae), o programa promove a integração de gestão pública com pequenos negócios em um ambiente de oportunidades para empresários, colaboradores e para a população maranhense. São 53 municípios beneficiados e estímulo a mais de 75 mil empreendimentos e à capacitação de funcionários maranhenses.

O Programa Rua Digna está presente em 23 municípios do Estado e já beneficiou mais de 50 mil pessoas, gerando postos de trabalho, por meio da contratação de mão-de-obra local e renda a comerciantes de bairros e comunidades, através da venda de material de construção. A iniciativa leva qualidade de vida à população, pavimentando ruas com blocos sextavados, melhorando a infraestrutura e o saneamento básico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário