quinta-feira, 16 de fevereiro de 2023

O empenho político em crimes contra mulheres quando não envolve político

 


Esta semana tem sido intensa a movimentação da classe política na defesa da mulher e no combate à crimes praticados contra mulheres.

Por conta do Carnaval, campanhas de combate a assedio durante a folia, contra o estupro e o feminicídio.

Muita justa e importante a luta de vários parlamentares pela causa da jovem Ianca Amaral, que foi brutalmente assassinada na cidade de Dom Pedro, no interior do Maranhão. Após muita pressão se conseguiu uma importante vitória, o afastamento da procuradora que estava a frente do caso pelo Ministério Público, na Assembleia Legislativa se conseguiu a assinatura de 32 dos 42 deputados para o afastamento da procuradora.

O deputado estadual Neto Evangelista (União Brasil), utilizou as redes socais para comentar o desfecho:

"Mais uma vitória na luta contra a violência doméstica! Coletamos a assinatura de 32 deputados estaduais pedindo o afastamento da procuradora Domingas de Jesus Froz Gomes, do processo de Feminicidio da Ianca Amaral, morta a tiros, em Dom Pedro, no ano passado. O ministério Público, ao invés de pedir a prisão do suspeito de matar Ianca, solicitou a soltura do mesmo, que se encontra em liberdade. Nesta tarde, a procuradora pediu afastamento do caso por motivos pessoais e agora podemos continuar lutando para que o assassino de Ianca pague pelo crime que cometeu. Agradeço aos amigos parlamentares, que se mobilizaram para que a Justiça seja feita para Ianca Amaral!", relatou.

O Blog Eduardo Ericeira já havia publicado esta semana que os irmãos da vítima foram até a sede do MP em São Luís e sequer foram recebidos, o próprio Neto Evangelista denunciou o caso. Reveja aqui no blog:

http://blogeduardoericeira.blogspot.com/2023/02/videos-irmaos-de-mulher-assassinada-em.html

http://blogeduardoericeira.blogspot.com/2023/02/neto-evangelista-vai-solicitar.html

Ainda nesta quarta (15), houve uma reunião entre deputadas estaduais e representantes do sistema de segurança pública para debater a questão do combate à violência contra a mulher no Maranhão, crimes em geral. O encontro foi realizado no gabinete da deputada Daniella, procuradora da Mulher da Assembleia, com a presença das delegadas Wanda Leite e Kazumi Tanaka, e das deputadas Ana do Gás (PCdoB), Abigail (PL), Solange Almeida (PL), Micael Damasceno (PSD), Edna Silva (Patriotas) e Fabiana Vilar (PL), além da própria Daniella, que nesta semana ainda utilizou a tribuna da Assembleia para denunciar a violência contra a mulher e cobrar maior investigação de crimes e ações de prevenção.

“Somos a maior bancada feminina da história da Assembleia Legislativa e faremos a diferença no combate à violência contra a mulher e na garantia dos seus direitos. A violência se manifesta em diversas formas e atinge a integridade física, além dos direitos à vida e à saúde. Não admitiremos e trabalharemos todos os dias para mudar essa realidade”, declarou a deputada Janaina Ramos.

É importante lembrar que o legislativo estadual vive um momento super simbólico com a presença pela primeira vez de uma mulher presidindo a Assembleia Legislativa que é a deputada Iracema Vale e com uma bancada feminina com muita representatividade. Além do comando da Presidência com Iracema Vale, a bancada feminina também é composta pelas deputadas Fabiana Vilar (PL), eleita 3ª vice-presidente; Andreia Martins Rezende (PSB), eleita 4ª vice-presidente; Daniella (PSB), que será a procuradora da Mulher da Casa; além de Solange Almeida (PL); Mical Damasceno (PSD); Dra. Vivianne (PDT); Abigail (PL); Edna Silva (Patriota); Janaína Ramos (Republicanos); Claudia Coutinho (PDT); e Ana do Gás (PCdoB).

O problema é que há um certo corporativismo político em causas sérias e graves no que diz respeito à crimes praticados contra mulheres. Veja o exemplo recente do vereador de São Luís, Domingos Paz (Podemos). O vereador já foi denunciado por diversas mulheres, entres as vítimas menores de idade. Ainda entre as menores de idade que denunciaram o parlamentar uma sobrinha da própria esposa do vereador, em um caso de estupro de vulnerável, segundo investigado pela polícia. A Justiça simplesmente trancou este último processo e nenhum parlamentar levantou a voz contra essa decisão monocrática, ou seja, de um único desembargador da Corte Maior no estado. Nenhum parlamentar levantou a voz a favor da vítima que denunciou à polícia e a imprensa amplamente os abusos sofridos, inclusive com riqueza de detalhes, crime que está sendo ignorado pela Justiça Maranhense, por enquanto, e pela mesma classe política que parece escolher quem defende ou não.

Falta empenho por parte dos parlamentares, esse mesmo empenho que foi visto CORRETAMENTE, diga-se de passagem, no caso Ianca Amaral, e que inclusive foi denunciado neste blog, como já visto acima, os erros envolvendo o caso.

Paralelo a tudo isso, outros casos em que o vereador Domingos Paz foi denunciado permanecem sendo investigados pela polícia. Recentemente uma outra vítima denunciou o vereador de São Luís. Reveja aqui no blog:

https://blogeduardoericeira.blogspot.com/2023/02/mais-uma-vitima-denuncia-o-vereador.html

Sobre o caso envolvendo uma sobrinha da esposa de Domingos Paz, e portanto, com convívio familiar com o denunciado, o caso permanece tramitando no Tribunal de Justiça do Maranhão, e neste momento, aguardando julgamento na Câmara Criminal. 

Na Câmara, o vereador Nato Júnior (PDT), Presidente da Comissão de Ética na Casa Legislativa há tempos não se manifesta sobre a investigação. Concita Pinto (PCdoB), Procuradora da Mulher na Câmara, se manifestou apenas uma vez sobre as denúncias envolvendo o colega parlamentar, e mesmo assim, de forma muito tímida.

É uma denúncia séria e grave, que os parlamentares maranhenses parecem, para desespero das vítimas e famílias, simplesmente ignorarem. Quem ainda a sociedade vê alguma movimentação, repudiando tais atos, contra denúncias envolvendo assedio e estupro, praticados por uma pessoas que deveria zelar pelo respeito à sociedade, são as ENTIDADES DE DEFESA DA MULHER. REELMEBRE AQUI NO BLOG EDUARDO ERICEIRA A DENÚNCIA CONTRA DOMINGOS PAZ ENVOLVENDO A SOBRINHA DA SUA ESPOSA

https://blogeduardoericeira.blogspot.com/2023/01/videos-vitima-que-acusa-o-vereador.html

Um comentário:

  1. Realmente observa-se um comportamento positivo da Assembleia Legislativa em relação aos crimes que envolvem as mulheres. Pouquíssimas vezes homens se manifestaram , quando deveriam se envolver tendo em vista que somos a maioria do eleitorado maranhense e a questão da violência de gênero envolve todos os lares, os ricos e os pobres. Considero muito importante essa mudança na atitude dos nossos e nossas deputadas. Mas, me surpreende o Silêncio em relação as denúncias que pesam sobre o vereador Domingos Paz. Como explicar esse corporativismo exacerbado da Câmara ? O que está por trás dessas atitudes coniventes dos vereadores?

    ResponderExcluir