quinta-feira, 20 de abril de 2023

AGED comemora 21 anos de serviços prestados em defesa agropecuária


A Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (Aged-MA) comemora 21 anos de serviços prestados em defesa do patrimônio agropecuário maranhense, neste dia 19 de abril. Para celebrar uma data tão especial, a Aged anuncia que o sonho dos criadores maranhenses está bem perto de se concretizar que é a suspensão da vacinação contra febre aftosa em 2024.

Na avaliação do presidente da Aged, Cauê Ávila Aragão, esse importante passo é a realização de todo um trabalho conjunto para conseguir avanços sólidos. “A Aged está presente nas várias cadeias produtivas do Estado e, muito mais do que ser um órgão fiscalizador, temos buscado dar apoio, orientação e auxílio a todos os criadores, produtores, agricultores e empresários, para que produzam cada vez mais e melhor”, declarou.

Em pouco mais de duas décadas de atividade, a Aged celebra importantes conquistas como o status de zona livre da Febre Aftosa com vacinação, com reconhecimento internacional da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE); exportação de boi em pé (vivo) para o Líbano; a  equivalência do Serviço de Inspeção Estadual (SIE) ao Serviço de Inspeção Federal (SIF); aumento de agroindústrias maranhenses no Serviço de Inspeção Estadual; fiscalizações volantes para inspeção do trânsito animal e vegetal; ampliação da Aged com a instalação de vários escritórios no interior do Estado; sucesso na coleta de embalagens de agrotóxico, reconhecido pelo Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (inPEV); planos de intensificação do controle de doenças em animais e de pragas na lavoura; a criação da Lei do Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial, Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte (SUSAF), que possibilitará que os produtos da agricultura familiar registrados no SIM e que obtiverem equivalência ao SIE possam ser comercializados em todo o Estado do Maranhão, facilitando a inclusão dos produtos de origem animal nos mercados institucionais.

O presidente da Aged ainda destacou os avanços alcançados em seu primeiro ano de gestão. De acordo com Cauê Aragão, houve um aumento de 9,1% de empresas registradas no Serviço de Inspeção Estadual e aumento de 8,41% nas ações de prevenção, controle e erradicação de doenças nos animais. Outro destaque significativo foi o aumento em 77,7% de unidades produtoras de bananas certificadas sob o Sistema de Mitigação de Risco para Sigatoka Negra, permitindo o escoamento da nossa produção para outros estados.  

“Nossa gestão tem buscado consolidar a atuação da Agência para inclusão produtiva e geração de renda, de acordo com as diretrizes e metas do Governo do Maranhão. Estamos trabalhando, seguindo o direcionamento do Governo do Estado, para dar condições para que o Maranhão seja mais produtivo, por isso estamos atuando no meio rural, onde está a potencialidade do Estado, dando assim condições para a população gerar renda e melhorar sua situação social”, destacou.

Futuro da Agência

Segundo o presidente Cauê Aragão, o foco de trabalho será de trazer cada vez mais melhorias para o setor da defesa agropecuária. “Vamos continuar avançando, fortalecendo nossas ações, trazendo melhorias aos serviços prestados, fomentando parcerias para juntos construir um Maranhão com patrimônio agropecuário forte e relevante”, finalizou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário