quinta-feira, 13 de abril de 2023

“Que seja o início de um trabalho mais resolutivo”, diz governador interino Felipe Camarão em diálogo com movimentos sociais

 


Estiveram presentes 19 representantes de movimentos sociais no Maranhão ligados ao âmbito do gênero, trabalho, racial, político, dentre outros. O objetivo da reunião, de cunho simbólico, foi dialogar e abrir o Palácio dos Leões para os grupos. A reunião foi mediada pelo presidente do PT no Maranhão, Francimar Melo, e ouviu representantes dos movimentos sociais, que apresentaram suas demandas e reivindicações ao governador interino. 

“Quero estabelecer com os movimentos sociais uma relação mais fraterna, solidária e mais próxima, com foco na resolutividade. Me coloco à disposição para ajudar como vice-governador do estado na interlocução tanto com órgãos do executivo, quanto de outros poderes, a exemplo do Judiciário. Onde for preciso, quero que me tenham como embaixador para contribuir nas demandas”, assegurou Felipe Camarão. 


Camila Pedrosa, é estudante de Direito e é militante dentro dos movimentos sociais quando ainda estava no Ensino Médio. Hoje, aos 22 anos de idade, é diretora da União Nacional de Estudantes (UNE) e já atuou em diversas lutas ligadas à educação superior.

Desta vez, representando a entidade, a jovem participou de uma reunião promovida nesta quarta-feira (12) pelo governador em exercício do Maranhão, Felipe Camarão, com os movimentos sociais, no Palácio dos Leões.

Conforme a universitária, todas as instâncias devem pautar os movimentos sociais, porque eles estão na vanguarda de várias lutas que aconteceram no país. “Ter um olhar específico do Governo do Estado voltado para os movimentos, entendendo a importância da necessidade de conversar com quem compõe as trincheiras de luta para continuar avançando, é um passo muito importante que estamos dando nessa reconstrução do país, que também perpassa pelo Maranhão”, pontuou a jovem. 

Filha de assentados e militante do Movimento dos Trabalhadores sem Terra (MST), a diretora nacional do MST no Maranhão, Júlia Araújo, nasceu engajada e dentro das lutas sociais, tendo participado de diversas mobilizações desde a infância no Palácio dos Leões. “Essa reunião de hoje foi fundamental não só por abrir um momento de diálogo, mas para construir pauta conjunta e permanente de trabalho, com ações concretas, para que o Governo do Estado possa cumprir suas metas, principalmente no que cerne a questões de pautas emergenciais, urgentes e históricas, as quais devem ser resolvidas e cuidadas”, enfatizou a diretoria nacional do MST no Maranhão. 

Representando a secretária de Estado de Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop), Lilia Raquel, a assessora de comunicação Kelly Araújo destacou a diversidade do Maranhão, refletida na presença de vários movimentos sociais na reunião, os quais demonstram o caminho em que o estado deve seguir por meio do diálogo, sugerindo pautas para serem trabalhadas. “Essa parceria entre os movimentos e o Governo do Estado é essencial para que possamos ditar novos rumos. Por isso, sugiro que os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) sejam colocados como uma política estadual, assim como a Agenda 2030 para que o Maranhão seja protagonista nestes debates”, disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário