quarta-feira, 19 de novembro de 2025

Polícia Civil prende, em Barreirinhas, foragido condenado a 36 anos por tráfico e homicídio qualificado

 

A Polícia Civil do Maranhão prendeu, nesta terça-feira (18), em Barreirinhas, um homem condenado a 36 anos de prisão por homicídio qualificado e tráfico de drogas. O criminoso estava foragido desde 2023, quando foi colocado em prisão domiciliar, alegando problema de saúde, mas violou as regras de monitoramento, rompeu a tornozeleira e teve o mandado de recaptura expedido.

A prisão foi resultado de trabalho investigativo do Departamento de Combate ao Crime Organizado (DCCO/SEIC) e foi cumprida por equipe da Delegacia de Barreirinhas.

Considerado de alta periculosidade e integrante de organização criminosa, o foragido vinha sendo monitorado pelas equipes do DCCO/SEIC. Os investigadores já tinham informações de que ele mantinha armamento de uso restrito no imóvel onde estava escondido. A abordagem ocorreu no momento em que o indivíduo realizava compras em um comércio da cidade. Na residência que utilizava como esconderijo, foram encontradas armas e carregadores, inclusive armamento de uso restrito.

Foram apreendidos com ele um revólver calibre .38, uma carabina calibre 9mm com carregador e um carregador de pistola calibre .40. Também foram encontrados documentos falsos. Além do cumprimento do mandado de prisão, ele foi autuado por porte ilegal de arma de fogo de uso restrito e falsidade documental.

Após os procedimentos legais, o preso foi encaminhado ao sistema prisional, onde permanecerá à disposição da Justiça.

Outras prisões de líderes criminosos

Em outubro, resultado das investigações conduzidas pelo DCCO/SEIC, o crime organizado no Maranhão sofreu duro golpe com a prisão de três líderes, todos condenados pela Justiça e foragidos. Em Barreirinhas, a Polícia Civil prendeu um líder de organização conhecido como Mustafá. De alta periculosidade, é ligado a uma organização criminosa do Rio de Janeiro, responsável por organizar o chamado Baile de Israel, e também é investigado pela prática de diversos outros crimes. No imóvel onde foi localizado escondido, a polícia também apreendeu veículos de luxo e outros bens.

Outra prisão recente de líder de organização criminosa pela Polícia Civil do Maranhão foi a de um foragido, conhecido como Gaspar, condenado a mais de 40 anos de prisão. Ele estava há três anos em fuga, após saída temporária por ocasião do Dia das Crianças, e foi localizado por equipes do DCCO/SEIC na região de Taboão da Serra, na Grande São Paulo.

Em Governador Newton Bello, escondido no povoado Marajá, a Polícia Civil prendeu um foragido conhecido por Léo Mundico. Ele estava foragido desde a saída temporária do Dia das Mães, em 2022.

Assembleia aprova projetos que ampliam estrutura do TJMA

 

O Plenário da Assembleia Legislativa aprovou, na sessão desta terça-feira (18), o Projeto de Lei Complementar 008/2025, de autoria do Poder Judiciário, que trata da criação de varas e altera dispositivos da Lei Complementar Estadual 14, de 17 de dezembro de 1991 (Código de Divisão e Organização Judiciárias do Maranhão).

De acordo com o projeto, ficam criadas a 2ª Vara da Comarca de Tutóia, a Vara Criminal do Termo Judiciário de Paço do Lumiar, da Comarca da Ilha de São Luís e a Vara da Infância e Juventude e do Juizado Especial da Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher da Comarca de Açailândia.

Na Mensagem 009/2025, encaminhada à Assembleia Legislativa do Maranhão, o presidente do Tribunal de Justiça do Estado, desembargador José de Ribamar Froz Sobrinho, explica que a proposição fundamenta-se na necessidade de conferir maior celeridade e eficiência jurisdicional, diante do expressivo aumento da demanda processual verificado nessas unidades, conforme relatórios estatísticos elaborados pela Corregedoria-Geral da Justiça.

Comunidades indígenas

Também foi aprovado o Projeto de Lei Complementar 009/2025, de autoria do Poder Judiciário, que dispõe sobre a criação de vara judicial e altera dispositivos da Lei Complementar Estadual 14, de 17 de dezembro de 1991 (Código de Divisão e Organização Judiciárias do Maranhão).

Este projeto cria a 3ª Vara da Comarca de Grajaú, de entrância intermediária. De acordo com a Mensagem 011, encaminhada à Assembleia Legislativa pelo presidente do TJMA, desembargador Froz Sobrinho, a Comarca abrange municípios com expressiva presença de comunidades indígenas, “circunstância que acentua a complexidade das demandas judiciais, especialmente as relacionadas a direitos coletivos, territoriais e culturais”.

O desembargador Froz Sobrinho argumenta que se soma a isso a relevância econômica da região, destacada pela expressiva produção de gipsita — com mais de cinquenta indústrias de gesso instaladas — e pelo agronegócio em franca expansão, notadamente nas cadeias da pecuária, soja e milho, conforme relatado pelos magistrados titulares da comarca.

“As duas varas atualmente instaladas acumulam elevado acervo processual, comprometendo a celeridade e a eficiência da prestação jurisdicional. A criação de uma terceira unidade judicial revela-se, portanto, providência necessária para o adequado equilíbrio na distribuição de feitos e o aprimoramento do atendimento ao jurisdicionado”, assinala o presidente do TJMA, na justificativa da proposição. 

Lula proíbe uso de “todes” e linguagem neutra no governo

 

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionou a Lei nº 15.263/2025, que proíbe o uso de linguagem neutra na administração pública em todos os níveis, como a União, Estados e municípios. A regra determina que órgãos públicos sigam a norma culta da língua portuguesa, impedindo o uso de expressões como “todes”, “elu” e outras variáveis. A decisão foi publicada no DOU (Diário Oficial da União) na 2ª feira (17.nov.2025).

Lê-se no artigo 5º: “não usar novas formas de flexão de gênero e de número das palavras da língua portuguesa, em contrariedade às regras gramaticais consolidadas, ao Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa (Volp) e ao Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa, promulgado pelo Decreto nº 6.583, de 29 de setembro de 2008”.

A proibição foi inserida no projeto que institui o uso da chamada “linguagem simples” nos órgãos públicos, que visa a assegurar que os cidadãos consigam encontrar, entender e utilizar as informações publicadas pelos órgãos públicos. A política estabelece que documentos, formulários e comunicações oficiais sejam redigidos de forma compreensível para qualquer pessoa.

O texto legal estabelece técnicas específicas para a redação de documentos públicos, incluindo o uso de frases curtas e em ordem direta, preferência pela voz ativa, evitar frases intercaladas, não usar substantivos no lugar de verbos, eliminar redundâncias e evitar termos imprecisos. 



Fonte: Poder 360

Em operação PF desarticula grupo que roubou R$ 1,6 milhão da Caixa no Maranhão

 

Na manhã desta terça-feira (18/11), a Polícia Federal deflagrou a Operação Stamp, tendo como objetivo o cumprimento de 11 mandados de busca e apreensão e seis mandados de prisão temporária nos Estados do Maranhão, Piauí e São Paulo, contra suspeitos de terem envolvimento no roubo à agência da Caixa Econômica Federal de Vitorino Freire/MA, ocorrido em março de 2025.

Na ocasião, seis criminosos fortemente armados com fuzis, encapuzados, fizeram seis pessoas de reféns, e formaram um escudo humano em frente à Agência. Em seguida, os criminosos explodiram o cofre e caixas eletrônicos da agência, subtraindo cerca de R$ 1,6 milhão e evadiram-se do local, deixando os reféns pelo caminho.

Os mandados estão sendo cumpridos nas cidades de Paço do Lumiar/MA, Imperatriz/MA, Bacabal/MA, Santa Inês/MA, Parnaíba/PI e Miracatu/SP, tendo sido empregado um efetivo de 51 Policiais Federais.

Os investigados poderão responder pela prática dos crimes de roubo majorado e organização criminosa.

PL ANTIFACÇÃO: Veja como os deputados maranhenses votaram

 

A Câmara dos Deputados aprovou, nesta terça-feira, por 370 a 110, o PL Antifacção, que cria uma legislação específica para crimes cometidos por facções, milícias e grupos paramilitares. 

O texto reorganiza dispositivos hoje espalhados em várias leis e propõe mudanças amplas no sistema penal, como penas mais altas, progressão mais rígida e novas regras para confisco de bens e julgamento de homicídios ligados ao crime organizado. 

Entre os 18 deputados da bancada federal do Maranhão, apenas os deputados Rubens Jr.(PT) e Márcio Jerry(PCdoB) votaram contra. O deputado Fábio Macedo(Podemos) se ausentou e os demais votaram a favor.


Em linhas gerais o chamado PL Antifacção traz:

  • Pena base: de 8 a 15 anos de prisão para quem integrar ou colaborar com facção criminosa.
  • Homicídios cometidos em nome da facção: passam a ser crimes hediondos, com penas de 12 a 30 anos, sem direito a anistia, fiança ou indulto.
  • Agravantes: o texto prevê aumento de pena se houver uso de armas de guerra, participação de agentes públicos, envolvimento de menores ou atuação transnacional.

Deputados aprovam projeto que zera taxas da primeira habilitação no Maranhão

 

A Assembleia Legislativa do Maranhão aprovou, na sessão plenária desta terça-feira (18), o Projeto de Lei de Conversão 008/2025, oriundo da Medida Provisória 510/2025, de autoria do Poder Executivo. A proposta assegura a isenção de todas as taxas relativas ao processo de obtenção da primeira Carteira Nacional de Habilitação (CNH) nas categorias A ou B para cidadãos maranhenses em situação de vulnerabilidade social.

De acordo com o texto aprovado, a iniciativa beneficia pessoas inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e residentes no Maranhão. A medida contempla todas as etapas do processo de habilitação, eliminando um dos principais obstáculos enfrentados por quem deseja obter a CNH: o custo financeiro.

Na justificativa, o governo estadual destacou que a medida tem caráter social e busca promover inclusão, mobilidade e inserção no mercado de trabalho. Para muitas vagas profissionais, especialmente em áreas que envolvem transporte de pessoas e mercadorias, possuir habilitação é requisito fundamental.

A proposta também reforça o compromisso do Estado com a justiça tributária e com a ampliação de oportunidades para a população de baixa renda. Ao assegurar o acesso gratuito à primeira habilitação, o governo pretende reduzir desigualdades, incentivar a formalização e contribuir para a regularização de veículos em todo o território maranhense.

Projeto institui campanha permanente de divulgação do Selo Empresa Amiga da Mulher

 

A Câmara Municipal de São Luís promulgou a criação da Campanha Municipal Permanente de Conscientização e Divulgação da Lei Nacional 14.682/2023 – que institui o Selo Empresa Amiga da Mulher. A iniciativa resulta do Projeto de Lei Nº 0008/2025, de autoria do presidente da instituição, vereador Paulo Victor, foi aprovada pelo Plenário no dia 30 de setembro e entrou em vigor em 17 de outubro, data da publicação no Diário Oficial do Município. A nova legislação demonstra o compromisso do Parlamento Municipal com a autonomia econômica das mulheres e com a construção de ambientes profissionais mais justos.

A norma municipal tem como foco ampliar o conhecimento sobre o Selo Empresa Amiga da Mulher, que identifica empresas comprometidas com a inclusão profissional de mulheres vítimas de violência doméstica e familiar. “É importante a promoção de práticas que fortaleçam as mulheres e contribuam para romper ciclos de violência”, afirmou Paulo Victor. A campanha terá caráter permanente e envolverá ações educativas e informativas em diversos setores.

Para receber o Selo Empresa Amiga da Mulher, as empresas deverão cumprir ao menos dois dos quatro critérios estabelecidos pela Lei. Entre estes, reserva mínima de 2% do quadro de pessoal para a contratação de mulheres vítimas de violência, garantindo sigilo sobre sua condição. Além disso, poderão ser contempladas sociedades que possuam políticas de incentivo à participação feminina em cargos de alta administração.

Também são considerados requisitos, a adoção de práticas educativas voltadas à promoção dos direitos das mulheres e à prevenção da violência doméstica, bem como a garantia de equiparação salarial entre homens e mulheres, conforme previsto na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). Para o vereador, esses critérios “estimulam avanços institucionais e reforçam a importância de um mercado de trabalho mais igualitário”.

A norma pode ser acessada no link: https://diariooficial.saoluis.ma.gov.br/documento/view/45148

Legislação federal

A nível nacional, a Lei 14.682/2023 estabelece que o Selo Empresa Amiga da Mulher terá validade de dois anos e poderá ser utilizado como critério de desempate em licitações públicas. A norma, sancionada pela presidência da República, prevê que o Selo será concedido a empresas que adotem práticas de inclusão, promoção de direitos e combate à violência contra a mulher.

Entre os objetivos da medida está incentivar o setor privado a desenvolver políticas efetivas de apoio às mulheres em situação de vulnerabilidade, ampliando oportunidades e fortalecendo sua independência financeira.

PRF apreende grande quantidade de drogas em Bom Jesus da Selva/MA

 

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu, nesta terça-feira (18), uma grande quantidade de entorpecentes na cidade de Bom Jesus da Selva, durante a abordagem a um veículo de carga.

De acordo com informações preliminares, a ação ocorreu após os policiais solicitarem ao motorista a documentação fiscal da mercadoria transportada.

O condutor teria apresentados informações contraditórias, o que levantou suspeitas e motivou uma fiscalização mais detalhada no caminhão. Durante a inspeção, os agentes encontraram uma grande carga de drogas escondida no compartimento de carga.

Três pessoas foram detidas durante a operação. Todos os envolvidos foram conduzidos à autoridade policial para os procedimentos legais.

Ainda não há detalhes do tipo e a quantidade exata dos entorpecentes apreendidos.

Rodoviários da empresa 1001 mantém paralisação; após pagamento ônibus da empresa Marina podem voltar a circular


A Agência Estadual de Mobilidade Urbana e Serviços Públicos (MOB) realizou, nesta terça-feira (18), uma reunião com representantes das empresas 1001 e Expresso Marina, do Sindicato dos Trabalhadores Rodoviários e do Sindicato das Empresas de Transporte (SET) para tratar da paralisação no sistema semiurbano da Grande São Luís.

O encontro foi solicitado pela própria MOB após a suspensão de parte dos serviços. Segundo o órgão, o subsídio pago pelo Governo do Estado, que ajuda a manter a operação, não estava atrasado. O pagamento deste mês tinha prazo até o dia 15, com data limite no dia 17.

Durante a reunião, os empresários das duas empresas e o diretor do SET, Paulo Pires, se reuniram em uma sala separada para discutir alternativas. Ao final, ficou decidido que a Expresso Marina retomaria as operações no sistema semiurbano assim que o pagamento do subsídio fosse realizado.

Uma nova reunião foi marcada para a manhã desta quarta-feira (19), às 11h, com o objetivo de tentar chegar a um acordo definitivo com a Empresa 1001.

Cabe destacar que o impasse continua para o Sistema de Transporte Público Urbano de São Luís.

A paralisação começou no dia 14, quando trabalhadores da 1001, tanto do transporte urbano quanto do semiurbano, não saíram das garagens. Na segunda-feira (17), os funcionários da Expresso Marina, também do semiurbano, aderiram à paralisação.

Durante o encontro, o presidente da MOB, Adriano Sarney, pediu uma separação mais clara entre os acordos trabalhistas dos sistemas urbano e semiurbano, defendendo ajustes na forma de operação. Ele também garantiu que o subsídio referente ao mês atual será pago ainda hoje, caso a operação seja regularizada.

Fux vota, e STF tem 9 x 0 para validar reeleição de Iracema

O ministro Luiz Fux votou, nesta terça-feira (18), pela constitucionalidade da reeleição da deputada estadual Iracema Vale (PSB) para a presidência da Assembleia Legislativa do Maranhão, referente ao biênio em curso.

O voto depositado no plenário virtual da Corte seguiu parecer da ministra Cármen Lúcia, relatora de uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) impetrada pelo partido Solidariedade que visa alterar o resultado do pleito interno realizado no dia 13 de novembro do ano passado.

O magistrado, em junho, havia pedido destaque do processo, o que faria com que o julgamento fosse levado para o plenário físico.

No entanto, Fux cancelou o pedido no dia 30 de outubro e o julgamento da Ação foi retomado na sexta-feira, 14.

Neste dia, vale destacar, Cármen Lúcia indeferiu pedido do PCdoB, na condição de amicus curiae, que objetivava atrasar a apreciação da ADI utilizando como justificativa uma briga paroquial entre dois parlamentares ocorrida recentemente.

Com o posicionamento de Fux, Iracema, neste momento, já conta com nove votos pela constitucionalidade da sua reeleição – André Mendonça, Nunes Marques, Dias Toffoli, Gilmar Mendes, Alexandre de Moraes, Flávio Dino, Cristiano Zanin; além da ministra relatora – contra nenhum dado ao deputado estadual Othelino Neto (PSB), derrotado por ela.

Ainda é aguardado o voto do ministro Edson Fachin, atual presidente do Supremo.

Com novas entregas, Governo garante mais educação, tecnologia e segurança no Maranhão

 

O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado de Governo (Segov), realizou importantes ações de entrega de obras e de serviços por todo o território maranhense, contemplando diversas regiões e fortalecendo diversos setores, da tecnologia à educação, segurança e garantia de direitos.

No oeste maranhense, por exemplo, foram três importantes entregas nos últimos dias: uma Estação Tech no município de São Pedro da Água Branca, além de uma unidade Viva Procon na cidade e, também, em Buriticupu.

Visando fortalecer a Baixada Maranhense, a Segov também aumentou a segurança no município de Santa Helena com a entrega da nova delegacia e garantiu mais assistência aos baixadeiros com a inauguração de uma Estação Tech e um Restaurante Popular em Penalva.

Ainda no norte do estado, o Governo do Maranhão autorizou, em Barreirinhas, a implantação da estrada de acesso ao povoado Mandacaru, medida que visa a ampliação do turismo na região e a garantia de mobilidade nos Lençóis Maranhenses.

Já no leste maranhense, a Segov reforçou o compromisso com os cidadãos ao modernizar equipamentos públicos como a entrega de um Restaurante Popular em Buriti.

Nos próximos dias, outra agenda de destaque do Governo do Maranhão, por meio da Segov, será a inauguração de uma Estação Tech e um Farol do Saber, ambos em Peritoró, também no Leste Maranhense.

Plano de Reestruturação das Delegacias do MA

Em 2025, o Governo do Maranhão também tem se destacado no Plano de Reestruturação de Delegacias, a maior ação de reforma já realizada pela gestão estadual para revitalização dos espaços, garantindo melhores condições de trabalho aos servidores e de atendimento aos cidadãos.

Lançado em abril de 2023 e desenvolvida pela Segov, em parceria com a Secretaria de Segurança Pública do Estado (SSP-MA), a iniciativa alcançou, em pouco mais de dois anos, a meta de mais de metade das unidades entregues. No total planejado, são mais de 140 unidades beneficiadas.

Seminário em Barreirinhas discute turismo sustentável e trabalho decente nos Lençois Maranhenses

 

A Superintendência de Turismo Lençóis e Delta, vinculada à Secretaria de Estado do Turismo (Setur-MA), marcou presença no I Seminário de Turismo Sustentável e Trabalho Decente, promovido pelo Tribunal Regional do Trabalho da 16° Região (TRT-MA), encerrado nesta terça-feira(18), em Barreirinhas, um dos municípios de acesso ao Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses. O evento reuniu durante dois dias profissionais, gestores públicos e representantes do trade turístico para discutir práticas responsáveis e o fortalecimento de políticas voltadas ao desenvolvimento do setor.

Durante o seminário, a Superintendência da Setur-MA integrou o painel “Enfrentamento do Abuso e da Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes no Turismo”, reforçando o compromisso do governo do Maranhão com um turismo ético, protetivo e alinhado às diretrizes nacionais e internacionais de defesa dos direitos humanos.

A apresentação da Setur destacou as ações estratégicas do Programa Mais Infância, Mais Turismo, que atua na sensibilização de profissionais do setor, mobilização de redes locais de proteção, promoção de práticas seguras nos destinos e disseminação de materiais educativos voltados para a proteção integral de crianças e adolescentes.

“Quando o turismo cresce sem mecanismos de proteção, o risco de violações aumenta. Fortalecer políticas públicas, capacitar profissionais e envolver a comunidade local é essencial para consolidar um destino verdadeiramente responsável”, reforça a assessora técnica da Superintendência de Turismo Lençóis e Delta, Emmyly Freitas.  

A coordenadora do Mais Infância, Mais Turismo, Wanda Bittencourt, explica que o programa promove palestras e e leva materiais informativos para serem distribuídos em eventos e escolas, com foco na sensibilização contra o abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. 

“É um convite à sociedade para proteger a infância, garantir seus direitos e assegurar que nenhum deles seja violado. A gente constrói nesses eventos um futuro onde o desenvolvimento do turismo possa caminhar junto com a justiça, garantindo que os direitos das crianças não sejam violados e que a gente continue propagando ideias em relação a esse tema”, detalha Wanda Bittencourt. 

Mais informações sobre o seminário
Realizado pelas comissões de Combate ao Tráfico de Pessoas e Erradicação do Trabalho Escravo e Combate ao Trabalho Infantil e Estímulo à Aprendizagem do TRT-MA, o I Seminário de Turismo Sustentável e Trabalho Decente capacitou profissionais que atuam na rede de proteção e no setor turístico.

O evento evidenciou atividades de prevenção e enfrentamento a violações de direitos humanos, principalmente em regiões com grande fluxo de visitantes.

Além dos temas trabalho infantil e exploração sexual, o seminário também abordou ao longo da programação o tráfico de pessoas, promoção do trabalho decente e sustentável, turismo responsável e boas práticas na cadeia do turismo.

TRT intima E SET tem 48h para comprovar pagamento salarial dos motoristas do transporte público

 

O Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (TRT-MA) intimou, na tarde desta terça-feira (18), que o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de São Luís (SET) comprove o pagamento integral dos salários e do auxílio-alimentação de seus prestadores de serviços. A medida tem um prazo de 48h.

A ação foi proferida pelo Desembargador Luiz Cosmo da Silva Júnior, relator do Dissídio Coletivo de Greve nº 0016211-71.2025.5.16.0000, devido à greve realizada pelos Sindicato dos Trabalhadores Rodoviários (STTREMA) por reivindicarem o pagamento do reajuste salarial de 7% e reajuste de 10% no auxílio-alimentação, bem como o pagamento integral das verbas referentes ao mês de outubro.

De acordo com o TRT-MA, as provas deverão ser comprovadas por meio de documentos idôneos e, caso não seja cumprida dentro do prazo, será aplicado uma multa diária a ser direcionada ao sindicato patronal, sem prejuízo de outras medidas coercitivas cabíveis.

Carlos Lula pede expansão do programa ‘CNH Social’

 

O deputado estadual Carlos Lula (PSB) defendeu, nesta terça-feira (18), na tribuna da Assembleia Legislativa do Maranhão, que o programa ‘CNH Social’ seja transformado em política pública permanente, com expansão significativa do número de vagas ofertadas anualmente. A manifestação ocorreu durante a votação que converteu a Medida Provisória 510/2025 na Lei 008/2025, que regulamenta a nova etapa do programa.

Segundo o parlamentar, o déficit atual demonstra que o Maranhão precisa avançar muito para garantir que a CNH Social cumpra seu papel social. Lula destacou que o programa recebeu 317 mil inscrições, das quais 202 mil pessoas estavam aptas, mas apenas 10 mil vagas foram disponibilizadas em 2025.

“Isso significa que 97% dos inscritos ficaram de fora. Esse número mostra o tamanho da necessidade do nosso povo e a urgência de ampliar esse benefício”, afirmou.

Durante o discurso, Carlos Lula também leu mensagens enviadas por maranhenses em suas redes sociais. Entre elas, o agradecimento de um morador de Pio XII pela seleção de 49 beneficiados no município, e o desabafo de uma moradora de outra localidade, que agradeceu ao deputado, mas lamentou que sua região não teve nenhum contemplado.

“Essas mensagens representam o sentimento de milhares de maranhenses que sonham com a habilitação para trabalhar, estudar e buscar melhores condições de vida”, destacou o parlamentar.

Diante desse cenário, Carlos Lula defendeu que o Governo do Estado estabeleça metas progressivas, chegando a 30 mil vagas por ano, a fim de reduzir o déficit ao longo da próxima década. Ele também propôs maior uniformidade nos critérios de seleção, avaliações anuais de impacto social e mecanismos para garantir a continuidade do programa independentemente da gestão estadual.

“A CNH Social é um programa essencial e transformador. Precisamos torná-lo permanente, com vagas suficientes para atender a demanda real do Maranhão. Governar é escolher, e eu escolho o povo maranhense”, declarou.

Com a aprovação da nova lei, o deputado espera que o Governo amplie a capacidade do programa, garantindo que mais maranhenses tenham acesso ao documento que pode representar emprego, renda e oportunidade.

terça-feira, 18 de novembro de 2025

MOB reunirá empresários do transporte, SET e STTREMA para tratar da greve no transporte público

A Agência Estadual de Mobilidade Urbana e Serviços Públicos (MOB) realizará, nesta terça-feira (18), às 16h, uma reunião com os empresários do transporte semiurbano, representantes do Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários no Estado do Maranhão (STTREMA) e do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Maranhão (SET), na sede da Agência.

O encontro tem como objetivo tratar da greve dos rodoviários, que atualmente envolve as empresas 1001 e Marina. A iniciativa, conduzida pelo presidente da MOB, Adriano Sarney, busca acelerar a normalização do transporte semiurbano na Grande Ilha, garantindo que os ônibus que atendem essas linhas voltem a circular o mais breve possível e com qualidade, evitando prejuízos à população.

Justiça suspende atividades da empresa "Agility Cash" por suspeita de fraude

 

O juiz Douglas de Melo Martins (Vara de Interesses Difusos e Coletivos de São Luís) determinou a imediata suspensão das atividades da empresa “Agility Cash – Soluções e Intermediações de Negócios LTDA., e comunicação ao Banco Central para alerta público no sistema Pix sobre suspeita de fraude em operações de crédito, para rejeitarem novos pagamentos a essa empresa.

A decisão, de 17 de novembro, determina a imediata suspensão dos contratos de empréstimo, cartão de crédito e cartão de benefício consignados, formalizados com a empresa “Agility Cash”, firmados por 20 consumidores que reclamaram ao Núcleo de Defesa do Consumidor (NUDECON).

O juiz ordenou o bloqueio eletrônico de bens móveis e imóveis e valores até o limite de R$ 500 mil das contas dos réus João Gabriel Gomes Abu El Haje e “Abu El Haje Finan - Informações Cadastrais e Promoção de Vendas”, para garantir a satisfação dos direitos dos consumidores prejudicados.

CONTRATOS FIRMADOS

No prazo de vinte dias, os bancos (Banco do Estado do Rio Grande do Sul, Santander (Brasil) S.A., Banco C6 S.A., Banco Daycoval S.A., Banco Master S/A e Banco Mercantil do Brasil deverão apresentar a listagem completa de todos os contratos firmados por consumidores no Maranhão, em que conste o endereço da “Agility Cash (Executive Lake)” ou que tenham sido utilizados números de IP (Protocolo de Internet) identificados.

Por último, os réus ficam impedidos de incluir os 20 consumidores incluídos no processo em cadastros negativos de crédito (SPC, Serasa, Boa Vista, etc.), ou, caso já estejam inscritos, que façam à retirada dos seus nomes.

A ação foi ajuizada com base em reclamações no Núcleo de Defesa do Consumidor (NUDECON) da Defensoria Pública do Estado do Maranhão, que identificou um esquema de indução de consumidores à contratação de empréstimos consignados, sob o pretexto de “portabilidade ou renegociação de contratos já existentes” ou de liberação de supostos “benefícios do governo”.

PROMESSAS ENGANOSAS

A empresa estaria fazendo promessas enganosas de redução das taxas de juros, diminuição do valor das parcelas e repasses mensais correspondentes à suposta economia obtida ou ao pagamento mensal do alegado benefício, o que levaria o consumidor a acreditar estar celebrando negócio vantajoso, quando, na realidade, acaba sendo vinculado a novas dívidas, sem benefício real ou contraprestação legítima.

Segundo a DP, as contratações são mascaradas por meio da formalização, entre o consumidor e a própria “Agility Cash”, de um contrato intitulado “Instrumentos Particulares de Assunção de Dívida e Outras Avenças”, redigidos com linguagem técnica, com cláusulas dúbias e abusivas, que impedem alteração ou liquidação antecipada, isentando a empresa de responsabilidade e nomeando os supostos fraudadores como representantes legais das vítimas.

Após o atendimento presencial e de posse dos dados pessoais e registros biométricos dos consumidores, os encarregados da empresa fazem contratação de novos empréstimos e cartões de crédito consignados junto às instituições financeiras, sem o conhecimento ou consentimento dos consumidores, com obrigações não autorizadas, bem como os orientando a aguardar o crédito dos valores em suas contas bancárias. 

NOVAS DÍVIDAS

Enquanto isso, os consumidores descobrem ter sido induzidos a contrair novas dívidas, que se somam às existentes, sem qualquer prestação de serviço efetiva, benefício econômico concreto ou redução de encargos.

Segundo informações do processo, a empresa “Agility Cash” não possui autorização do Banco Central do Brasil para atuar como instituição financeira ou correspondente bancário, exercendo suas atividades à margem da regulamentação e sem qualquer supervisão do órgão responsável pelo Sistema Financeiro Nacional.

Na decisão, o juiz afirmou que ficou comprovado o prejuízo a diversos consumidores por meio de práticas abusivas e fraudulentas realizadas pela empresa “Agility Cash”, em relação às irregularidades cadastrais e à manipulação de informações para apropriação dos valores liberados.

SEM AUTORIZAÇÃO DO BANCO CENTRAL

Segundo Douglas Martins, a ausência de autorização do Banco Central para atuação como correspondente bancário “torna o objeto do contrato ilícito e, consequentemente, nulo de pleno direito”. Além disso, a forma empregada para a formalização desses contratos, com manipulação de informações e ausência de consentimento informado, contraria frontalmente a legislação vigente.

O juiz destacou que foram atingidos os consumidores mais fragilizados, como idosos e pessoas em condição de pobreza, em razão da ação conjunta de uma empresa não autorizada que atua ilegalmente como intermediária de crédito consignado, e de instituições financeiras que não fiscalizaram adequadamente esses contratos, permitindo a continuidade de uma “conduta prejudicial e repetitiva” e violando o Código de Defesa do Consumidor.

“A ausência de autorização do Banco Central para atuação como correspondente bancário torna o objeto do contrato ilícito e, consequentemente, nulo de pleno direito. Ademais, a forma empregada para a formalização desses contratos, com manipulação de informações e ausência de consentimento informado, contraria frontalmente a legislação vigente”, decidiu o juiz, acolhendo parcialmente os pedidos da Defensoria Pública na ação.

TCU destaca ações climáticas do TJMA na COP30

 

Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) foi destaque na COP30, em Belém (PA), pelos resultados obtidos na avaliação do Tribunal de Contas da União (TCU), por meio do Tribunal de Contas do Estado do Maranhão (TCE-MA), sobre a existência e a atuação de estruturas especializadas voltadas ao enfrentamento da crise climática no Poder Judiciário estadual. Os dados foram apresentados pelo TCU no evento “ClimateScanner e Painel ClimaBrasil: uma avaliação inédita das Instituições de Controle sobre as ações climáticas governamentais”, realizado em 11 de novembro, no Pavilhão Brasil, e constam do Painel ClimaBrasil, ferramenta internacional vinculada à iniciativa ClimateScanner.

No eixo G7 – Atuação do Legislativo e Judiciário, o TJMA foi classificado em estágio avançado, resultado que evidencia que o Tribunal possui uma estrutura efetiva e integrada alinhada à Política Nacional do Poder Judiciário para o Clima. Segundo o relatório, o Judiciário maranhense demonstra um compromisso robusto e estruturado com a pauta climática. 

Entre os pontos reconhecidos pelo TCU estão a criação e o funcionamento do Grupo de Trabalho do Meio Ambiente (GTMA), instituído pela Portaria TJ nº 644/2025, com membros designados pelo Ato da Presidência GP nº 24/2025; o estímulo ao uso de geotecnologias; e a oferta de capacitações contínuas sobre temas ambientais, que passaram a ser requisito obrigatório para promoção na carreira, conforme a Resolução GP nº 25/2023.

O levantamento também ressalta a atuação em rede por meio da adesão ao Acordo de Cooperação Técnica nº 01/2025, celebrado com o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e tribunais superiores, além da ampliação das competências da Ouvidoria do Poder Judiciário para incluir demandas ambientais (Resolução GP nº 42/2020).

De acordo com o Painel ClimaBrasil, essas ações confirmam que o TJMA mantém uma estrutura organizacional especializada e atuante, contribuindo de forma significativa para a governança climática no Maranhão e para o fortalecimento das políticas judiciais ambientais no país.

presidente do TJMAdesembargador Froz Sobrinho, destacou a importância do reconhecimento nacional recebido pelo Judiciário maranhense e ressaltou o avanço das ações estruturantes voltadas à agenda ambiental. Para ele, o resultado apresentado na COP30 reafirma o compromisso institucional do TJMA com a gestão das ações de enfrentamento às crises climáticas.

“Receber esse destaque na COP30 mostra que o trabalho do TJMA na área ambiental tem gerado resultados concretos. É um reconhecimento importante do TCU e das instituições de controle de que estamos avançando na construção de um Judiciário atento, preparado e comprometido com os desafios climáticos”, conclui o presidente Froz Sobrinho.

O TJMA atua nas questões ambientais por meio da Coordenadoria de Sustentabilidade e Responsabilidade Social, unidade prevista na Resolução CNJ nº 400/2021 e vinculada à Presidência do Tribunal. A unidade possui caráter permanente para assessorar o planejamento, a implementação e o monitoramento das metas anuais, bem como a avaliação dos indicadores de desempenho relacionados à sustentabilidade. A Coordenadoria é presidida pelo desembargador Ricardo Duailibe.

ENTENDA O QUE É O CLIMATESCANNER

Lançado na Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP29), em Baku (Azerbaijão), o ClimateScanner é uma plataforma digital global desenvolvida sob coordenação do Tribunal de Contas da União (TCU) e da Organização Internacional de Entidades Fiscalizadoras Superiores (INTOSAI), com apoio técnico do PNUD e do BNDES.

A ferramenta permite que Instituições Superiores de Auditoria (SAIs) avaliem, de forma rápida e padronizada, as ações dos governos diante da crise climática. A metodologia considera três eixos centrais — financiamento climático, governança e políticas públicas de mitigação e adaptação — reunindo dados verificáveis que subsidiam decisões em nível nacional e internacional.

Pesquisa Econométrica aponta liderança de Orleans Brandão para governador do Maranhão

 

Pesquisa do Instituto Econométrica aponta liderança do pré-candidato Orleans Brandão (MDB) na disputa para o governo do Maranhão. Em cenário estimulado, com a participação de todos os possíveis candidatos em 2026, o secretário de Assuntos Municipalista soma 33%. 

De acordo com os dados, na sequência aparece o prefeito de São Luís, Eduardo Braide (PSD), com 29,2%; o ex-prefeito Lahésio Bonfim (Novo) com 18,2%; e o vice-governador, Felipe Camarão (PT), com 7,3%.

No cenário de disputa sem Eduardo Braide, Orleans soma 38,3%, Lahésio tem 25,3%, e Camarão aparece com 14%.

A pesquisa questionou, também, sobre a expectativa de vitória do eleitor na eleição independente do voto dele. Neste cenário, 34,1% dos entrevistados afirmaram acreditar que o próximo governador do Maranhão será Orleans Brandão. Na sequência, 28,8% disseram que será Eduardo Braide; 11,5% apontaram Lahésio Bonfim e 5,1% citaram Felipe Camarão.

Já no cenário de rejeição do eleitor maranhense, Lahésio Bonfim tem o maior percentual e aparece com 23,6%. Em seguida, vem Felipe Camarão, com 22,6% de rejeição. Só depois vem Orleans, com 18,2%; seguido de Braide com 9,4%.

O levantamento da Econométrica, encomendado pelo Imirante, ouviu 1.283 eleitores nos dias 13 a 16 de novembro. A margem de erro é de 2,7 pontos percentuais para mais ou para menos e o intervalo de confiança é de 95%.

Líderes do PT agradecem por obras estaduais na região da Cidade Operária

 

A região da Cidade Operária ganhou novos espaços de lazer, esporte e convivência social construídos pelo Governo do Estado. Nesta segunda-feira (17), ao lado da presidente da Assembleia Legislativa, Iracema Vale, e de lideranças da comunidade, o secretário de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão, inaugurou a quadra poliesportiva coberta, no Jardim América, e a Praça da Juventude na Vila Zenir, na primeira etapa do Complexo Esportivo que receberá mais investimentos já autorizados pela gestão estadual.

“Assim como estamos levando obras a todos os municípios, nosso governo tem sido muito presente em São Luís, com grandes realizações como a expansão da avenida Litorânea e a construção da avenida Metropolitana. Hoje entregamos a primeira etapa de um grande complexo esportivo que vai beneficiar a juventude e formar atletas em uma área tão grande e tão importante como a Cidade Operária”, destacou Orleans Brandão.

Ao lado do co-vereador Jhonatan Soares, do Coletivo Nós (PT), e de outras lideranças da Cidade Operária, o secretário de Assuntos Municipalistas ressaltou que o governo é de diálogo e de escuta, “por isso conseguimos realizar obras que atendem às necessidades da população. Com a parceria de representantes como vocês é que a gente sabe o que as pessoas estão precisando. E assim seguiremos: ouvindo a população e suas lideranças, para juntos melhorarmos a vida das pessoas”.

Em nome de outras lideranças políticas e comunitárias da região, o co-vereador Jhonatan fez o mais forte agradecimento ao governador Carlos Brandão e ao secretário Orleans por todas as realizações que o governo estadual tem feito na área da Cidade Operária. Ao acompanhar as entregas da quadra poliesportiva e da Praça da Juventude, ele foi categórico em afirmar que as políticas públicas sérias implantadas pelo atual governo estão transformando as comunidades que representa.

“Somos gratos por essa excelente obra. Antes este território era conhecido pelo índice de violência, pelo tráfico de drogas, pela falta de vagas na escola, pela mortalidade de meninos e meninas, pelo trabalho infantil. Mas essa realidade tem mudado, sobretudo pelo trabalho que o governo do estado tem desenvolvido. A gente muda realidades com equipamentos públicos para a juventude, com investimento em cultura, em educação e no esporte. E é isso que tem acontecido na Cidade Operária, valorizando homens e mulheres trabalhadores, e reconhecendo sua importância para São Luís e para o Maranhão”, reconheceu o co-vereador do PT.

A quadra poliesportiva coberta no Jardim América recebeu alambrado, pintura e demarcação do piso em epóxi, Iluminação em LED, instalação de novas traves e aros de basquete, novos banheiros e vestiários masculinos e femininos completos. A área do entorno receberá ainda a qualificação de calçadas, acessos, iluminação e paisagismo, consolidando o equipamento como polo de convivência comunitária.