A Planificação da Atenção à Saúde (PAS) da Região de Saúde de Caxias, iniciada há três anos pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), foi reconhecida como a experiência mais bem-sucedida do país, durante o Seminário de Avaliação da Planificação da Atenção à Saúde, realizado nesta terça-feira (20), em Caxias.
O evento reuniu gestores e profissionais da SES, membros do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS) e do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Estado do Maranhão (COSEMS-MA) e teve como objetivo a análise dos resultados das Unidades Laboratórios implantadas na região de saúde.
“A gente tem a grata surpresa da planificação ter trazido resultados, além daqueles que a gente já esperava. A planificação em Caxias é um dos destaques e referência para o país e trouxe a melhoria em indicadores de saúde de uma maneira geral, sobretudo, na questão da mortalidade materna e infantil”, afirmou o secretário de Estado da Saúde Carlos Lula.
Além de fortalecer a Atenção Primária em Saúde (APS) e a Atenção Ambulatorial Especializada (AAE), a Planificação assessora os municípios na organização e na educação permanente das equipes com a qualificação da atenção à saúde da população, através, principalmente, da organização dos processos de trabalho.
“Estive visitando algumas unidades e, comparado a dois anos atrás, a mudança é fantástica. Ouvi isso das equipes e dos pacientes. Uma solução virtuosa é quando a população fica satisfeita, os trabalhadores ficam satisfeitos e os gestores ficam satisfeitos. Foi o que encontrei aqui. É um trabalho de cultura muito difícil, mas os resultados são muito bons”, pontuou o consultor do CONASS, Eugênio Villaça.
A planificação consolida o papel estratégico da Atenção à Saúde, por meio do planejamento, renovando o processo de trabalho dos profissionais de saúde e atendimento à população na porta de entrada do sistema de saúde. Com isso, é possível ter mais qualidade e eficiência na realização dos serviços, reduzindo, ainda, os índices de mortalidade materno-infantil na região.
“Hoje a planificação na Região de Caxias tem a melhor experiência do Brasil porque estamos em três pontos da rede: na Atenção Primária, na Atenção Especializada e na Atenção Hospitalar. Então, de fato, fechamos toda a rede de atenção à saúde no cuidado da mulher e criança no intuito de redução de mortalidade materno-infantil”, destacou a coordenadora da Planificação no Maranhão, Patrícia Veras.
Maria José Evangelista, representante do CONASS, ratificou o trabalho positivo que está sendo desenvolvido nos municípios da Região de Caxias desde a chegada da planificação, e destaca o comprometimento da gestão estadual em implantar na Região Metropolitana as ações da planificação. “O sucesso nas cidades do interior serve de exemplo para os avanços que teremos na capital”, avaliou.
Experiências exitosas
Durante o Seminário, a Secretaria de Estado da Saúde reconheceu as melhores práticas aplicadas durante a planificação na Região de Saúde. Em primeiro lugar ficou o projeto “Monitoramento cruzado como estratégia para a qualificação do atendimento” das autoras Joylma de Araújo, Waleska Rocha e Kelvia Almeida.
O segundo lugar ficou com Joana Dias, Leydiane Souza e Tatiana Alamos, criadoras do projeto “Caderneta do Dentista Capacitando para melhorar a qualidade da Assistência”.
A terceira experiência reconhecida foi o “Uso da prática reflexiva como estratégia de sensibilização da equipe para adesão do cuidado compartilhado” das idealizadoras Camila Lopes, Mara Rua e Eglislane Silva.
Investimento
O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), investiu R$ 3,5 milhões na planificação da Unidade de Saúde da Regional de Caxias. O investimento é voltado para o desenvolvimento e execução do Laboratório em Atenção Primária.
Nenhum comentário:
Postar um comentário