terça-feira, 31 de outubro de 2023

Em entrevista, Delegado Augusto Barros fala sobre aumento de crimes virtuais

 


O programa ‘Café com Notícias’ desta terça-feira (31), na TV Assembleia, recebeu o delegado Augusto Barros, superintendente de Investigações Criminais, para falar sobre a atuação da Polícia Civil visando prevenir ocorrências de crimes virtuais no Maranhão.

Augusto Barros reforçou ser fundamental que as vítimas desses crimes denunciem, para prevenir que mais pessoas caíam, evitar as subnotificações, além de permitir que a polícia chegue até os criminosos.

“Quando esses crimes não são comunicados, temos um quadro parcial do que ocorre. Hoje, nossos números apontam para 400% no aumento do registo de ocorrências, mas acreditamos que esse número pode ser três, quatro, até cinco vezes maior”, observou.

O delegado ressaltou que esses golpes são realizados de diferentes cidades, utilizando informações que são obtidas na internet e, na maioria das vezes, fornecidas pela própria vítima.

Augusto Barros detalhou, também, as diferenças entre alguns crimes cibernéticos e virtuais, tendo como principal diferença a invasão ou não do seu dispositivo para a aplicação do golpe. O delegado deu algumas dicas que podem ajudar a não cair em golpes. Entre elas, checar se aquele pagamento que está sendo cobrado realmente existe entrando em contato direto com o prestador pelos canais oficiais.

No caso de mensagem informando sobre troca de número telefônico de um familiar ou conhecido, sempre ligar para o número anterior da pessoa para confirmar se está ativo ou não. Também assinalou que se deve desconfiar sempre do oferecimento de grandes vantagens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário