quinta-feira, 7 de dezembro de 2023

Entidades de Defesa da Mulher voltam a cobrar cassação de Domingos Paz; protesto na Câmara está marcado para próxima segunda (11)

Alvo de mais uma denúncia de assédio sexual, o vereador Domingos Paz voltou a ter sua imagem relacionada ao crime.

O parlamentar que desde o ano passado vem sendo denunciado por mulheres, muitas delas crianças e adolescentes, pelos crimes de estupro e assédio; voltou a ser denunciado, desta vez direto na Câmara de São Luís, a Comissão de Direitos Humanos, na pessoa da vereadora Silvana Noely.

A vereadora já encaminhou a denúncia a Comissão de Ética, que já foi formada para das prosseguimentos às investigações. Também encaminhou a Mesa Diretora da Câmara que pode pedir o afastamento do vereador, e ainda, a Procuradoria da Mulher.

Da mesma forma, nesta terça (5), o Fórum Maranhense de Mulheres, encaminhou um documento a Comissão de Ética, Mesa Diretora e Procuradoria da Mulher. Veja abaixo:


Em virtude de novas denúncias envolvendo o Vereador Domingos Paz, reiteramos nosso pedido de apuração das denúncias envolvendo o citado vereador. Importante lembrar que o Fórum Maranhense de Mulheres e as entidades que o compõem realizaram no ano passado diversas manifestações na Câmara de São Luís, pedindo providências da Comissão de Ética, da Procuradoria da Mulher da Câmara e da Presidência desta Casa no sentido de apurar as denúncias contra o vereador. Em que pese a gravidade das denúncias: assédio sexual e moral, estupro de vulnerável, nenhuma providência foi tomada por estes órgãos citados. Vale ressaltar que além dos atos que o Fórum e várias entidades feministas fizeram junto à Câmara, também protocolamos diversos documentos pedindo providências. A resposta dada pela presidência da Câmara foi uma audiência com as representes das diversas entidades, Nesta reunião o presidente se comprometeu de acionar a Comissão de Ética e apurar os fatos. Porém passado ano do episódio nenhuma ação foi realizada pela Câmara de Vereadores. Na semana passada a sociedade ludovicense foi surpreendido por novas denúncias contra o vereador entre as quais a ameaça de morte que ele fez a dois vereadores. Nos perguntamos se continuará impune. Diante do exposto, solicitamos mais uma vez providências desta Casa Legislativa no sentido de apurar os fatos e cassar o vereador, caso comprove os atos que depõem contra o mesmo e que fere integridade desta Instituição que representa os cidadãos ludovicenses. A omissão deste Legislativo contribui para que a violência contra as mulheres se perpetue e fortalece a impunidade tão comum e presente na sociedade em que vivemos. Em anexo encaminhamos documentos que comprovam nossas ações realizadas o ano passado, entre os quais um abaixo assinado com assinatura de cinquenta e quatro entidades em sua maioria entidades dos movimentos feministas e de mulheres e os documentos que protocolamos individualmente solicitando a cassação do vereador com base nas denúncias. Estes documentos foram protocolados junto a Comissão de Ética, Junto a Procuradoria da Mulher da Câmara e junto a Presidência da Câmara de São Luís. Na expectativa de que desta vez esse Legislativo seguirá os princípios éticos que norteiam esta Casa do Povo, subscrevemo-nos. 

FÓRUM Maranhense de Mulheres

PROTESTOS

Desde o ano passado, quando surgiram as primeiras denúncias de estupro e assédio contra o vereador Domingos Paz, que entidades de Defesa da Mulher, se mobilizam para que haja o afastamento e cassação do mandato do vereador.

Foram várias denúncias, que chegaram a polícia e foram investigadas pelo Ministério Público. Além de pelo menos um estupro de vulnerável e vários crimes de assédio, Domingos Paz já neste ano foi denunciado a polícia por ter ameaçado de morte 'colegas parlamentares'.

Um novo protesto será realizado pelas entidades de Defesa da Mulher, já marcado para a próxima segunda-feira (11), na Câmara Municipal de São Luís.

Ao que tudo indica, diante de tanta pressão e com a repercussão negativa que vem tendo mais uma vez com este novo caso de assédio, tendo Domingos Paz como citado, a tendência é que a Câmara deva de fato afastar e cassar o mandato do vereador de São Luís. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário