quinta-feira, 4 de julho de 2024

Maranhenses e turistas têm segurança reforçada durante a alta temporada com Operação Férias Seguras da SSP

 

Está oficialmente aberta a alta temporada no Maranhão. Com ela, espera-se aumento significativo no fluxo de visitantes nos pontos turísticos do estado ao longo deste mês de julho. Para garantir a segurança de todos, a Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) lançou nesta quarta-feira (3), em São Luís, a Operação Férias Seguras 2024, que será conduzida de forma integrada por todas as forças de segurança, com a participação de cerca de 600 policiais militares na linha de frente do trabalho preventivo e ostensivo.

O lançamento da operação na capital maranhense aconteceu na Praça das Mercês, no Centro Histórico, região que já conta com policiamento ordinário intensificado e receberá este reforço até o fim do mês. As regiões de praia também terão atuação especial das forças de segurança, cobrindo uma extensão costeira de cerca de 30 km, que inclui as praias da Guia, Ponta do Bonfim e Ponta d’Areia, em São Luís, estendendo-se ao longo de toda a Avenida Litorânea até as praias dos municípios de Raposa e São José de Ribamar.


O secretário da Segurança Pública, Maurício Martins, esteve presente durante o lançamento, em que foi apresentado parte do aparato que será utilizado durante as atividades. “Essa operação tem como objetivo proporcionar maior segurança tanto para os maranhenses quanto para os turistas, que avaliaram positivamente a segurança pública do Maranhão no ano passado. Ela será executada seguindo uma determinação do governador Carlos Brandão e continuará em vigor até o final de julho, abrangendo todos os principais pontos turísticos da região com maior fluxo de visitantes”, garantiu.

Também estiveram presentes o comandante da Polícia Militar, coronel Paulo Fernando; o delegado-geral da Polícia Civil, Jair Paiva; o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Célio Roberto; o comandante do Centro Tático Aéreo (CTA), coronel Magno Lima; o diretor do Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops), coronel Wallace Amorim; o perito criminal Miguel Alves, representando a Perícia Oficial, entre outras autoridades.


Além da Grande Ilha, com suas belas praias, o Centro Histórico de São Luís e outros tantos atrativos, cartões-postais como a região dos Lençóis Maranhenses, Delta das Américas e Chapada das Mesas também terão segurança reforçada neste período. Para marcar o início do reforço nesses locais, haverá apresentação das forças de segurança na quinta-feira (4), às 17h, em Barreirinhas.

O policiamento nas regiões mapeadas acontecerá, em grande parte, por meio de uma estratégia bastante comum e eficaz, explicou o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Paulo Fernando. “A operação começa hoje e vai até o dia 31 de julho. Até lá, estaremos presentes principalmente com foco no policiamento a pé, que é para potencializar a presença da polícia militar em cada um dos pontos turísticos, garantindo uma atuação próxima, rápida e eficaz, visando a segurança de todos”.

Além do policiamento a pé, os policiais também atuarão em viaturas (motocicletas e carros). Equipes das forças especiais também estarão atuando no período, no bojo dessa operação. As aeronaves do CTA também darão suporte ao policiamento e, sobretudo, às operações de resgate que eventualmente sejam demandas. Inclusive, operadores aerotáticos participaram, esta semana, de treinamento intensivo para aprimorar técnicas de salvamento em água com o uso do puçá – espécie de rede presa ao helicóptero para que vítimas possam ser içadas.


Mais segurança durante as férias

O Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão também reforçará suas atividades de prevenção. Agentes do Batalhão de Bombeiros Marítimos (BBMar), por exemplo, executarão atividades de conscientização nas faixas de praia alertando sobre áreas de risco, quais cuidados os banhistas devem tomar ao entrar no mar, entra outras dicas, para evitar acidentes. Festas que venham a acontecer também terão a visão especial dos bombeiros para que tudo transcorra sem intercorrências.

A Polícia Civil do Maranhão, por outro lado, intensificará a atuação em seus plantões policiais, tanto na Grande Ilha quanto no interior do estado, para garantir pleno atendimento em caso de ocorrências. Em paralelo, seguem as operações repressivas de combate à criminalidade, inclusive as que já estão em curso, conforme pontuou o delegado-geral, Jair Paiva.

“Nós vamos reforçar os plantões não só na Grande Ilha como também nas cidades do interior onde há pontos turísticos alto. Nós vamos trabalhar também na repressão, intensificando as operações para que possamos tirar de circulação elementos nocivos, apreensões de drogas e armas. Vamos trabalhar também na prevenção, a questão socioeducativa, através da coordenadoria das delegacias da mulher, bem como da DPCA, visando conscientizar para o combate à violência doméstica contra a mulher, criança e ao adolescente”, frisou.

A Perícia Oficial, que contempla serviços como o Instituto Médico Legal (IML) e o Instituto de Criminalística (Icrim) também reforçará o seu efetivo para atuar durante o período, assim como Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops), que atende a toda a demanda de emergência (por meio do 190 e 193) de São Luís e Região Metropolitana, de modo que quem precisar dos serviços poderá acessá-los de forma fácil e rápida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário