A Transparência Internacional (TI) divulgou o Índice de Transparência e Governança Pública (ITGP) nesta terça-feira (16), e São Luís ocupa a 6ª pior posição entre as capitais do Nordeste.
A cidade aparece com a nota 51 em uma escala que vai de 0 a 100. A primeira capital da região Nordeste é Recife (PE), com média próxima a 80. A primeira colocada entra as 27 capitais brasileiras é Vitória (ES), que recebeu nota 99.
A falta de dados suficientes sobre emendas parlamentares, contratações emergenciais, divulgação de agendas de prefeitos, salários de servidores municipais e incentivos fiscais, entre outros, diminuiu consideravelmente o conceito obtido.
Na Região Nordeste, São Luís está a frente apenas de Natal (RN) e Aracaju (SE).
O estudo avalia questões de governança, legislação, participação social e comunicação, plataformas, transparência administrativa e orçamentária e obras públicas nas prefeituras avaliadas.
Não há nenhum susto aparente na divulgação desse dado. Na Câmara de São Luís, Braide é investigado pelos vereadores por firmar contratos suspeitos. As provas robustas resultaram inclusive na formação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI).
Nenhum comentário:
Postar um comentário