terça-feira, 9 de julho de 2024

Tiago Fernandes visita novas instalações da Enfermaria de Saúde Mental e da Residência Terapêutica

 

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) implementou a Enfermaria de Saúde Mental, no Hospital Nina Rodrigues, em São Luís. A enfermaria compreende um serviço destinado a pacientes sentenciados em processos penais que possuem transtornos mentais em conflito com a lei. Nesta terça-feira (9), o secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes, visitou as novas instalações da nova enfermeira e do Serviço Residencial Terapêutico (SRT). 

“Com a Enfermaria de Saúde Mental e o Serviço Residencial Terapêutico, o governo estadual assegura mais um passo importante na expansão da rede de saúde mental. Os dois serviços contam com uma comunicação especial entre a equipe da Secretaria de Estado da Saúde e o Poder Judiciário, de forma direta e periódica, para que a gente possa efetuar o acompanhamento com segurança, adotando a medida terapêutica para esse paciente”, pontuou o secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes. 

A entrega dos equipamentos está prevista ainda para o mês de julho. Na Enfermaria de Saúde Mental, os pacientes sentenciados contarão com serviços de equipe multidisciplinar em saúde, como: médico clínico geral, médico psiquiatra, enfermagem, serviço social, psicologia, nutrição, educação física, terapia ocupacional e apoio assistencial, além dos serviços administrativos como higienização e agente de portaria. A enfermaria possui capacidade de 36 leitos, distribuídos em 9 enfermarias, sendo oito masculinas e uma feminina. Além disso, um leito de isolamento, sala de estabilização, refeitório, sala de oficina terapêutica e área de vivência.

O Serviço Residencial Terapêutico (SRT) ou Residência Terapêutica é a quarta unidade a ser entregue pela SES. O novo serviço tem capacidade para acolher 10 pacientes. Elas constituem-se como alternativas de moradia para pessoas que estão internadas hospitais psiquiátricos e não contam com suporte familiar e social para garantir moradia adequada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário