quinta-feira, 13 de fevereiro de 2025

Comissão Maranhão 2050 realiza primeira reunião de 2025

 

Membros da Comissão Maranhão 2050, composta por entidades públicas, iniciativa privada e sociedade civil organizada, participaram, na quarta-feira (12), da sexta reunião de execução e monitoramento do Plano Maranhão 2050, lançado em junho do ano passado. O encontro aconteceu no auditório da Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap), entidade membro do colegiado.

Na ocasião, o presidente da comissão, secretário de Estado do Planejamento e Orçamento, Vinícius Ferro Castro, deu posse aos novos membros, apresentou a carteira de projetos do Plano contemplada na LOA 2025 e seus respectivos investimentos, e expôs o plano de ação da comissão para este ano.

Segundo o presidente, foram alocados mais de R$ 2 bilhões em investimentos para as ações de 2025, distribuídos entre os seguintes eixos: Educação, Identidade e Cultura transformadoras e estruturantes; Economia Prósperas e Inclusiva; Meio ambiente Valorizado e Resiliente; Sociedade Saudável, Segura e Justa; e Governança Efetiva, Conectada e Inovadora.

“O compromisso dessa gestão é com o Maranhão em curto, médio e longo prazo. O governador Carlos Brandão tem enfrentado corajosamente os problemas emergenciais do Maranhão sem perder de vista problemas estruturais que exigem estratégia duradoura e essa comissão atua para garantir o cumprimento de todas as metas”, destacou o presidente da comissão.

O deputado Arnaldo Melo, empossado como representante da Frente Parlamentar de Combate à Pobreza, avaliou que o Plano Maranhão 2050 será alicerce para toda a estrutura do futuro do Maranhão e afirmou que a Assembleia Legislativa também pode contribuir com o plano na proposição das leis e por meio de suas comissões setoriais.

A presidente em exercício do Porto do Itaqui, Isa Mary Mendonça, também empossada na ocasião, reforçou o compromisso da instituição com o plano: “O Maranhão 2050 é um plano estratégico para o crescimento do nosso estado. E o Porto tem uma função essencial nesse desenvolvimento. Estamos de braços abertos para colaborar e crescer junto com esse projeto”.

Também foram empossados, durante o encontro, o conselheiro Eduardo Henrique Santos Pereira, representando o Conselho de Economia do Maranhão; a suplente Jenilce Pavão Almeida, representando a Associação Comercial do Maranhão; e a secretária executiva Patrícia Reis França, representando o assento na Seplan. A comissão conta com 31 representações e já realizou, desde o lançamento do plano, quatro reuniões ordinárias e duas extraordinárias.


Plano Maranhão 2050

O Plano Estratégico de Longo Prazo Maranhão 2050 visa fortalecer a estratégia de planejamento de longo prazo do Maranhão, induzir o desenvolvimento socioeconômico integrado e reduzir as desigualdades sociais e regionais do estado.

Por meio do plano será possível construir, de forma democrática e coletiva, políticas públicas estruturantes em benefício da sociedade e das futuras gerações, estabelecendo metas para promover o desenvolvimento econômico e social, a atração de investimentos para o estado, a redução da miséria, inclusão social e a geração de oportunidades para toda população.

Nenhum comentário:

Postar um comentário