sexta-feira, 1 de agosto de 2025

Acusados de feminicídio são condenados em Pio XII

 

Foto Reprodução

O juiz Daniel Luz, titular da Vara Única de Pio XII, presidiu nesta semana duas sessões do Tribunal do Júri na comarca. No dia 30 de julho, o réu foi Raimundo Pereira Melo, que estava sendo acusado de ter atentado contra a vida de sua companheira, com uso de arma de fogo. Ao final da sessão, o Conselho de Sentença desclassificou o crime para lesão corporal, passando para o juiz o julgamento. Raimundo recebeu as penas de 2 anos de reclusão, referentes ao crime de porte ilegal de arma de fogo, e 2 anos e um mês de detenção, pelos crimes de lesão corporal e constrangimento ilegal.

Sobre este caso, os fatos aconteceram em 19 de outubro de 2019, no povoado Cordeiro, localidade da zona rural de Pio XII. Denunciado e vítima conviviam em união estável. Entretanto, conforme relatos de testemunhas, o relacionamento era marcado por constantes atos de violência doméstica. Na data citada, Raimundo, acompanhado da vítima, saiu de casa portando uma arma de fogo, deslocando-se até a casa de sua ex-esposa. Em dado momento, quando se encontravam na garagem, a vítima questionou o denunciado sobre um possível relacionamento extraconjugal que este estava tendo com outra mulher, fato que ele negou. 

Entretanto, ao ouvir a conversa, o filho do denunciado acabou confirmando que seu pai estava traindo a vítima, ocasionando uma discussão, vindo o denunciado a desferir um soco em seu filho. Em seguida, Raimundo teria sacado o revólver e efetuado um disparo contra a companheira. O disparo, contudo, acabou atingindo um aparelho celular que a vítima segurava próximo ao abdômen, lesionando-a apenas em uma das mãos. Não satisfeito, o denunciado tentou efetuar outro disparo, não conseguindo em razão da intervenção de seu filho. Raimundo evadiu-se do local, deslocando-se até a sua residência para pegar seus pertences. Ao retornar, ele disse à vítima para que ela ficasse calada e não o denunciasse.

A segunda sessão de julgamento, realizada no dia 31, apresentou como réu Raimundo Reis dos Reis, acusado de ter assassinado a vítima Márcia Procópio, sua enteada, fato ocorrido em 7 de maio de 2022, no povoado Santa Clara, localidade da zona rural de Pio XII. Raimundo foi condenado à pena de 27 anos e 7 meses. À época dos fatos, a vítima estava em casa, quando o denunciado chegou no local à procura da companheira, que é mãe da vítima. Raimundo ficou do lado de fora da casa ingerindo bebidas alcoólicas na companhia de outra pessoa, enquanto a vítima e sua mãe preparavam o jantar.

Passado algum tempo, o denunciado adentrou o local e passou a discutir com a companheira, momento em que a vítima entrou na discussão para defender a mãe. Em seguida, o denunciado teria sacado um facão e atingido a enteada por duas vezes, causando-lhe a morte. Após o crime, Raimundo fugiu. A Polícia Militar foi acionada, e, após realizar diligências, não conseguiu efetuar a prisão em flagrante do denunciado. A vítima morreu quando estava sendo levada para um hospital em São Luís. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário