A senadora Eliziane Gama (PSD-MA) reuniu-se nesta terça-feira (5) com o ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, para tratar do fortalecimento da rede de enfrentamento à violência contra as mulheres no Maranhão.
Durante a reunião, a senadora maranhense solicitou a instalação de Salas Lilás no Maranhão, espaços exclusivos para o acolhimento e atendimento multidisciplinar de mulheres e meninas em situação de violência de gênero. A proposta inclui a instalação dessas salas nas Delegacias de Polícia Civil, instituições de perícia oficial, Defensoria Pública, Poder Judiciário e demais órgãos do sistema de justiça.
Eliziane solicitou ainda o reforço da frota de viaturas destinadas à Patrulha Maria da Penha no Maranhão, ressaltando a importância do aumento do efetivo e da estrutura para a proteção das vítimas de violência. As tratativas sobre a viabilidade da aquisição das viaturas seguirão com a assessoria do ministério nos próximos dias.
Essas pautas são fruto de reunião realizada por Eliziane no último dia 29 de julho na Casa da Mulher Brasileira, em São Luís, com representantes da rede de proteção. Participaram do encontro a juíza da 2ª Vara da Mulher, Lúcia Helena Heluy; a promotora Selma Martins, da 2ª Promotoria de Justiça de Defesa da Mulher; a diretora da Casa da Mulher Brasileira, Susan Lucena; a coordenadora das Delegacias da Mulher, Kazumi Tanaka; a delegada Wanda Moura, titular do Departamento de Feminicídio; e a soldado Thereza, da Patrulha Maria da Penha.
Entre os encaminhamentos da agenda, além da reunião com o Ministério da Justiça, estão encontros com o secretário de Segurança Pública do Maranhão e com a Bancada Feminina do Congresso Nacional, visando integrar esforços para garantir orçamento, ampliar a rede de proteção e promover alterações legislativas que reforcem o combate à violência contra as mulheres.
Nenhum comentário:
Postar um comentário