Com o objetivo de reforçar o combate à criminalidade nos municípios que fazem parte da Amazônia Legal, a Secretaria de Estado da Segurança Pública do Maranhão (SSP-MA) lança, nesta quinta-feira (14), a Operação Protetores do Bioma, em parceria com o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP).
O lançamento da operação, deflagrada no âmbito do Plano Amazônia: Segurança e Soberania (Amas), será pela manhã, às 8h30, com mobilização das tropas no Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças da Polícia Militar do Maranhão (CFAP), localizado no km-02, da BR-135, na entrada de São Luís.
Todas as forças de segurança do estado (Polícia Militar, Polícia Civil, Força Estadual, Corpo de Bombeiros, Centro de Inteligência, Centro Tático Aéreo e Perícia) irão participar da operação com ações nos 181 municípios que integram a região alvo, em parceria com a Polícia Federal e Polícia Rodoviária Federal. Agente da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Naturais (Sema) também integram a ação.
No total, cerca de 200 agentes estarão mobilizados durante a operação, que contará com um grande aparato, incluindo viaturas (entre carros e motos), helicópteros e embarcações.
Entre os crimes a serem combatidos nos municípios maranhenses da Amazônia Legal estão o desmatamento ilegal, garimpo clandestino e os crimes conexos, como o tráfico de drogas, ouro e de pessoas, exploração sexual, incêndios e outros ilícitos.
A mobilização das forças de segurança nessas áreas, como estratégia de reforço ao trabalho que já é realizado ordinariamente, acontecerá entre os dias 14 de agosto até o próximo dia 30 de setembro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário